O lateral Zeca: provável titular em Coritiba x Cuiabá
O lateral Zeca, do Coritiba (Crédito: Robson Mafra)

Coritiba e Cuiabá se enfrentam neste domingo às 16 horas, no Couto Pereira, pela 13ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Os dois times têm 21 pontos e tentam se firmar no G4.

O jogo terá transmissão pelo streaming da Disney Plus.

Série invicta

O Coritiba vem de cinco partidas sem perder – dois empates e três vitórias. Como mandante, só sofreu uma derrota em casa em 2025: 2 a 0 para o Londrina, na primeira rodada do Paranaense, quando usou uma equipe basicamente formada por jogadores do sub-20. Depois daquela partida, foram sete vitórias e quatro empates do Coxa no Couto Pereira.

Fase do Cuiabá

O Cuiabá vem de derrota amarga para o Novorizontino. O time do Mato Grosso ficou quase 40 minutos com um jogador a mais em campo — o volante Jean, do clube paulista, foi expulso aos 40 minutos do primeiro tempo. Mesmo assim, acabou perdendo por 3 a 0 em Novo Horizonte. No fim do jogo, aos 31 minutos do segundo tempo, o atacante Alisson Safira (ex-Londrina) foi expulso e vai cumprir suspensão contra o Coritiba.

Antes dessa derrota, porém, o Cuiabá engatou três vitórias consecutivas (Paysandu, Athletic-MG e Vila Nova).

Escalação do Coritiba

O técnico Mozart conta com a volta do lateral ambidestro Zeca, que estava suspenso na última rodada. Ele vem atuando na lateral-esquerda, com Alex Silva como titular da direita. A dúvida para este domingo era o zagueiro Bruno Melo, que deixou o último jogo com dores musculares. Ele foi relacionado para a partida.

Coxa-Relaciona

O volante Filipe Machado e o zagueiro/volante Jacy também saíram de campo na última partida com dores, mas estão totalmente recuperados.

O zagueiro Guilherme Aquino segue fora, em recuperação.

A baixa de última hora é o lateral-direito Alex Silva, que sofreu uma entorse no joelho direito. “Após avaliação médica e exames complementares, foi realizado um tratamento cirúrgico. O tempo de recuperação será definido conforme a evolução clínica do atleta”, informou o clube.

Sem Alex Silva, a tendência é que Zeca jogue na lateral-direita e Bruno Melo fique na lateral-esquerda, com Jacy e Maicon formando a dupla de zaga. Outra opção é João Almeida assumir a lateral-esquerda.

Escalação do Cuiabá

O técnico Guto Ferreira, do Cuiabá, não terá o volante Denilson, suspenso pelo terceiro amarelo, e atacante Alisson Safira, suspenso por cartão vermelho. O lateral-esquerdo Sander pode voltar ao time.

Maior driblador da competição está suspenso

O meia-atacante Pedrinho, 25 anos, é o jogador com maior média de dribles certos da competição, com 2,5 por jogo, segundo o Sofascore. No entanto, ele foi suspenso por um mês pelo Cuiabá por ato de indisciplina, segundo o GE.

Pedrinho comemora gol do Athletico: hoje no Cuiabá
Pedrinho comemora gol do Athletico, em 2020 (Crédito: Geraldo Bubniak)

Pedrinho fez as categorias de base no Juventus-SP, no Osasco Audax e no Oeste. Chegou ao Athletico em 2019 e ficou no time sub-20. No mesmo ano, atuou em seis partidas da equipe principal, no Brasileirão. Em 2020, foi o artilheiro do Campeonato Paranaense, com seis gols, empatado com dois companheiros de equipe (Nikão e Bissoli) e com Lucas Tocantins (Cascavel).

Em seguida, em 2021, Pedrinho acertou com o Oeste para jogar a Série B. Depois, rodou por América-MG, Lokomotiv (Rússia) e São Paulo. Foi campeão da Série B de 2024 com o Santos – disputou 16 jogos na campanha e fez dois gols. Em 2025, tinha três gols em 17 jogos pelo Cuiabá antes de ser suspenso.

Artilheiro

O artilheiro do Cuiabá em 2025 é o meia-atacante Derik Lacerda, 25 anos e 1,91 m de altura, com 8 gols em 23 jogos no ano. O jogador já atuou no Moreirense (Portugal).

Atacante Edu, ex-Coritiba: hoje no Cuiabá
Atacante Edu comemora gol pelo Coritiba (Crédito: Robson Mafra)

Centroavante

O centroavante do Cuiabá é Edu, 32 anos, que teve uma passagem apagada pelo Coritiba em 2023/24 – dois gols em 14 jogos. Ele foi o artilheiro da Série B de 2021, pelo Brusque, com 17 gols em 33 jogos. Em seguida, acabou contratado pelo Cruzeiro, onde marcou 22 gols em 44 partidas. Antes, no início de 2025 e fim de 2024, o jogador defendeu o Goiás (4 gols em 23 jogos).

No Cuiabá, Edu tem um gol e uma assistência em nove jogos.

Guto Ferreira, ex-Coritiba, hoje no Cuiabá
Guto Ferreira (Crédito: Valquir Aureliano)

Técnico

O técnico do Cuiabá é Guto Ferreira (59 anos, ex-Sport e Coritiba), que chegou em fevereiro, após a saída de Bernardo Franco. Ele soma 10 vitórias, 3 empates e 4 derrotas desde que assumiu o comando.

Tropeços

O Cuiabá foi vice-campeão estadual em 2025, somando sete vitórias, quatro empates e uma derrota na campanha. Na final, caiu nos pênaltis, para o Primavera. Na Copa do Brasil, eliminação já na primeira fase para o Porto Velho (RO).

  • CORITIBA x CUIABÁ
  • Coritiba: Pedro Morisco; Zeca, Jacy (João Almeida), Maicon e Bruno Melo; Filipe Machado e Sebá Gómez; Lucas Ronier, Josué e Iury Castilho; Dellatorre (Gustavo Coutinho). Técnico: Mozart
  • Cuiabá: Mateus Pasinato; Mateusinho, Guilherme Mariano, Alan Empereur e Léo Ataíde (Sander); Patrick De Lucca e Lucas Mineiro; Juan Christian, Derik Lacerda e Max; Edu. Técnico: Guto Ferreira.
  • Árbitro: Anderson Daronco (RS)
  • Local: Estádio Couto Pereira, em Curitiba, domingo às 16 horas
  • TV: ESPN (TV fechada) e Disney+ (streaming).