WhatsApp Image 2025-06-30 at 11.39.39
Divulgação

Depois de décadas, o grupo Studium Musicae volta ao Teatro do Paiol com o recital “Rotas da Seda: a música do mundo”, que será apresentado nos dias 31 de julho e 1º de agosto, às 20h, com entrada gratuita. Mais do que um concerto, o evento é também uma gravação documental dirigida por Neni Glock, fotógrafo que acompanhou a trajetória do grupo nos anos 1980.

Formado por músicos da cena erudita e histórica de Curitiba, o Studium Musicae – Ateliê de Música Histórica ressurge com integrantes da formação original, como Flávio Stein, Norberto Pavelec e Plínio Silva, trazendo um repertório que percorre as tradições sonoras dos países atravessados pelas lendárias rotas da Seda.

Do Ocidente ao Oriente

O programa traça um itinerário musical por regiões tão diversas quanto Portugal, Uzbequistão, Índia, China, França, Grécia e Mongólia. Instrumentos pouco usuais no repertório ocidental, como vièle, viela de roda, bouzouki, xiao e rabeca, dividem o palco com vozes e percussões em arranjos elaborados pelo próprio grupo. A proposta é apresentar um encontro entre culturas e línguas, em uma experiência sonora polifônica e multicultural.

“Ao reviver esse repertório, queremos destacar não só as diferenças entre os povos, mas também a capacidade de diálogo e tradução entre culturas – algo tão necessário no mundo contemporâneo”, afirma o músico e diretor Flávio Stein.

As canções e peças instrumentais representam os diversos povos que habitaram as rotas comerciais e culturais que, por séculos, conectaram a Ásia à Europa. Mais que caminhos de mercadorias, essas rotas foram também trilhas de intercâmbio religioso, artístico e linguístico.

História viva

O Studium Musicae teve origem no Conjunto Renascentista de Curitiba, criado em 1981 por Eunice Brandão (1960–2001). Após intensa atuação nos anos 1980 e início dos 90, o grupo ficou inativo por um longo período, até lançar, em 2022, o CD Tríptico, que reúne registros históricos de sua trajetória.

O concerto Rotas da Seda reafirma o vínculo do grupo com o Teatro do Paiol, onde se apresentou por tantos anos, e amplia sua missão de levar música histórica a um público contemporâneo e diverso.


SERVIÇO
Rotas da Seda: a música do mundo
📅 31 de julho e 1º de agosto (quarta e quinta)
⏰ 20h
📍 Teatro do Paiol – R. Cel. Zacarias, 51 – Prado Velho, Curitiba
🎫 Entrada gratuita