No começo desta semana, o prefeito de Contenda, Antônio Adamir Digner, o Mostarda, participou da 10ª Assembleia Geral das Microrregiões de Água e Esgotamento Sanitário do Paraná. 

Promovida pela Secretaria de Estado das Cidades (SECID), o evento teve como objetivo estimular debates estratégicos e urgentes, com destaque para o risco iminente de suspensão dos repasses do Fundo Municipal de Saneamento Básico e Ambiental (FMSBA).

O FMSBA é destinado aos 346 municípios atendidos pela Sanepar e repassa mensalmente até 2% da receita operacional direta da companhia em cada município. Contudo, os municípios precisam estar com a documentação completamente regularizada junto a AGEPAR para manter o recebimento dos recursos.

A Secretaria das Microrregiões está em tratativas com a AGEPAR para uma possível nova prorrogação, ainda sem confirmação. Representantes da Agepar orientaram os gestores e reforçaram a importância de concluir o processo documental o quanto antes.

Durante a assembleia também foi apresentada a proposta de diagnóstico da situação do saneamento básico nas áreas rurais dos municípios do Paraná. A iniciativa é liderada pela SECID, por meio da Secretaria Geral das Microrregiões, do Paranacidade e parceiros como a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (AGEPAR), Consórcio Intermunicipal de Saneamento do Paraná (CISPAR), Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), Instituto Água e Terra (IAT), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Órgão Regulador do CISPAR (ORCISPAR), Companhia de Saneamento do Paraná (SANEPAR), Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (SEAB) e Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA).

O objetivo do levantamento é compreender com maior profundidade a situação do saneamento nas áreas rurais, especialmente em localidades não atendidas por prestadores formais, subsidiando o planejamento de ações coordenadas e alinhadas ao Novo Marco Legal do Saneamento.