
O Conselho Regional de Administração do Paraná (CRA-PR) realiza, na próxima semana, uma operação especial de fiscalização e orientação no litoral do estado. A iniciativa tem como foco garantir que o exercício da profissão de administrador ocorra de forma legal e que empresas e órgãos públicos estejam cientes da necessidade de contratar profissionais registrados e habilitados.
A ação será conduzida pelo fiscal e administrador Adriano Lopes de Cordova, que visitará diversos municípios do litoral paranaense. O trabalho será dividido em duas frentes principais: nas empresas privadas, a fiscalização terá como foco os serviços de consultoria nas áreas da Administração; já nos órgãos públicos, a atenção estará voltada para as licitações que envolvem atividades privativas dos profissionais de Administração.
Profissão de administrador é regulamentada por lei
De acordo com a Lei nº 4.769/65, que regula a profissão de administrador, empresas que atuam em áreas como consultorias, agências de estágio, organizadoras de concursos públicos e prestadoras de serviços terceirizados com fornecimento de mão de obra devem estar registradas no CRA-PR. Além disso, precisam contar com um responsável técnico habilitado.
A atividade no litoral é parte de uma mobilização maior promovida pelo CRA-PR em todo o estado. O objetivo é valorizar os profissionais da Administração, garantir segurança jurídica na contratação de serviços e melhorar a eficiência na gestão tanto do setor privado quanto do público.