23placas_energia_solar_1
Placas de energia solar instaladas para gerar eletricidade. Foto: © Soninha Vill/GIZ

O Paraná mantém a terceira posição no ranking de geração própria solar. Com seus 3,6 gigawatts (GW) de potência instalada em telhados, fachadas e pequenos terrenos, a região acumula mais de R$ 16,7 bilhões em investimentos.

Os dados são de recente mapeamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR).

Desde 2012, a geração própria de energia solar já proporcionou ao Paraná a geração de mais de 109 mil empregos e a arrecadação de R$ 5 bilhões aos cofres públicos.

O território paranaense possui mais de 269 mil conexões operacionais, espalhadas por 399 cidades, ou 100 % dos 399 municípios da região. Atualmente, são mais de 382 mil consumidores de energia elétrica, que já contam com redução na conta de luz, maior autonomia e confiabilidade elétrica.

Para ampliar a sustentabilidade no estado, a ABSOLAR recomenda a criação e ampliação de programas, políticas e mais incentivos locais para o avanço da energia solar, incluindo, por exemplo, a inclusão da tecnologia fotovoltaica nos prédios públicos em geral, nas casas populares e nos programas de universalização de acesso à eletricidade.