swinka
Rodrigo Dalla Bona Swinka é o novo presidente do Instituto Municipal de Turismo (Foto: Divulgação)

A gestão de Eduardo Pimentel à frente da Prefeitura de Curitiba ganhou um novo nome. Nesta sexta-feira (4 de julho), o prefeito nomeou Rodrigo Dalla Bona Swinka como novo presidente do Instituto Municipal de Turismo. Ele substitui José Luiz Velloso, que deixou o cargo no começo de maio, após a revelação de que ele havia omitido do Executivo, ao assumir o cargo, que havia sido condenado em 2019 por improbidade administrativa pela Vara de Fazenda Pública de Antonina.

Administrador com pós-graduação em Controladoria e Finanças pela PUC-PR, Rodrigo Swinka tem sólida trajetória nas áreas de turismo, marketing e eventos. Foi diretor de Marketing da Secretaria de Turismo do Paraná, onde coordenou o projeto de promoção do Estado durante a Copa do Mundo. Atuou também no Curitiba Convention & Visitors Bureau e na ABRACEEF (Associação Brasileira de Centros de Eventos e Feiras). Com passagens por multinacionais, reúne ampla experiência em gestão estratégica e já foi reconhecido com duas edições do Prêmio Caio, considerado o “Oscar do Turismo” no Brasil.

A nomeação, diz a Prefeitura de Curitiba, reforça o compromisso da gestão com a valorização do turismo como vetor de desenvolvimento econômico e criativo, alinhado às estratégias de inovação e fortalecimento da marca da cidade no cenário nacional e internacional.

Revolução turística e “explosão” de visitas

Segundo informações do Instituto Municipal de Turismo (IMT), ano a ano o número de turistas que visitam a capital paranaense cresce cerca de 10%. No ano passado, no entanto, esse crescimento já foi mais expressivo, na ordem de 15%, principalmente por conta do Natal. Só em dezembro de 2024, por exemplo, quase 400 mil visitantes estiveram na cidade. Ao longo de todo o ano, foram recebidos 1,8 milhão de turistas.

Para 2025, no entanto, a expectativa é ainda maior. Segundo o IMT, a previsão é que cerca de 3 milhões de turistas visitem a cidade ao longo do ano. E a cereja do bolo do turismo curitibano, mais uma vez, promete ser o calendário de Natal.