
Colombo promove, durante o mês de julho, uma programação especial e gratuita em homenagem ao Julho das Pretas.
Uma das atrações é a mostra de arte “Obirin (Mulher Yoruba)”, em cartaz durante todo o mês no CMEI Cora Coralina, no bairro Maracanã. As obras são assinadas pelo artista do graffiti J.C e foram criadas sobre shapes de skate, com forte simbolismo visual, exaltando a força da mulher negra. A visitação acontece de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h e das 14h às 16h, na Rua João D’Agostin, 1063.
Exposição “Me Representa” destaca diversidade étnica
Entre os dias 9 e 15 de julho, a Casa da Cultura de Colombo recebe a exposição “Projeto Me Representa”. Criado por mulheres voluntárias, o projeto confecciona bonecas que representam a diversidade étnica e cultural da população. A abertura oficial ocorre no dia 9, às 18h30, e a visitação poderá ser feita de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h, na Rua XV de Novembro, 105.
Samba, arte e celebração no Guarani
No dia 20 de julho, a partir das 14h, acontece a Roda de Samba dos Amigos – Edição Colombo. O evento será realizado na Recapadora Trevo, localizada na Avenida Marginal José de Anchieta, 1300, no bairro Guarani. A ação reúne música e confraternização, promovendo um momento de celebração e integração comunitária.
Biblioteca recebe exposição feita com alunos
A exposição “Beleza Rara”, com obras de Franciele de Almeida e Lígia Barbosa em parceria com alunos da Escola Municipal Jardim Guarujá, segue aberta até o dia 30 de julho na Biblioteca Pública Municipal. A mostra pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, na Rua Zacarias de Paula Xavier, 408.
Encontro de Mulheres Negras encerra o mês
Encerrando a programação do Julho das Pretas, no dia 26 de julho, às 14h, será realizado o 1º Encontro de Mulheres Negras de Colombo, também na Biblioteca Pública Municipal.
Durante o evento, será formado o grupo oficial de mulheres negras do município, com foco no fortalecimento da identidade, combate ao racismo e sexismo, criação de redes de apoio e valorização da cultura afro-brasileira.
Todas as atividades do Julho das Pretas em Colombo são gratuitas e abertas ao público. Mais informações podem ser obtidas diretamente com a Secretaria Municipal de Cultura e Igualdade Racial pelo telefone (41) 3656-8041.