
Lando Norris venceu o Grande Prêmio da Inglaterra de Fórmula 1, neste domingo (6). Correndo em casa, o piloto inglês segue na cola do líder da temporada, seu companheiro de McLaren Oscar Piastri, agora oito pontos atrás na classificação.
Em uma corrida imprevisível provocada pelas mudanças climáticas, com cinco abandonos, muitas derrapadas e boa parte da prova disputada sob bandeira amarela, Lando Norris foi o mais rápido no circuito de Silverstone, a 12ª etapa de Fórmula 1 da temporada.
A comemoração foi dupla, já que tanto Norris quanto a McLaren corriam em casa – foi o primeiro triunfo do piloto britânico diante da sua torcida. Com o resultado, ele reduziu a diferença para o companheiro de equipe, Oscar Piastri, o segundo colocado na corrida, para apenas oito pontos no Mundial de Pilotos – o australiano lidera por 234 a 226.
Nico Hülkenberg, companheiro de Gabriel Bortoleto na Sauber, recebeu a bandeirada em terceiro, após largar em 19º lugar, e subiu ao pódio pela primeira vez na carreira – aos 37 anos e 239 corridas disputadas. Como aconteceu com o brasileiro na Áustria, na etapa anterior, o alemão foi eleito o melhor piloto do dia.
Bortoleto, que vinha de um oitavo lugar no GP da Áustria, foi uma das vítimas da pista escorregadia de Silvertone. O brasileiro rodou sua Sauber na curva logo no início da prova, perdeu a asa traseira e abandonou após correr apenas quatro voltas – três delas sob bandeira amarela.
A prova que marcou os 75 anos de Fórmula 1 – no palco da primeira corrida em 13 de maio de 1950 – começou com indefinições em relação aos pneus, por causa da pista molhada e da previsão de chuva, e Bortoleto, assim como Russell, Leclerc, Hadjar e Bearman, largou dos boxes, atrás dos carros que alinharam no grid. A Alpine de Colapinto nem sequer largou.
Pole position, Verstappen manteve a liderança na largada na pista molhada de Silvertone, seguido por Piastri e Norris. Hamilton, que havia largado em quinto, ultrapassou Russell, e quase tomou o terceiro posto de Norris, mas o safety car foi acionado após a batida de Ocon em Lawson, que deixou a prova.
Na retomada da prova, na quarta volta, Bortoleto, que havia largado dos boxes para colocar pneus médios, perdeu o controle da Sauber na curva e rodou na pista. O brasileiro até conseguiu sair da brita, na última posição e com a asa traseira quebrada, mas precisou abandonar a prova, provocando mais um safety car virtual.
Os pilotos foram liberados na sétima volta, com intensa disputa entre Verstappen e Piastri pela liderança. A dupla era seguida por Norris, 4s1 atrás, Hamilton, Gasly e Alonso. O holandês da Red Bull não conseguiu segurar a pressão da McLaren e o australiano tomou a liderança da corrida no giro seguinte.
A chuva começou a cair forte a partir da 10ª volta. Verstappen errou, saiu da pista e perdeu a vice-liderança para Norris, mas retomou o posto quando os carros pararam nos boxes para trocar pneus. Com a intensidade da chuva e a ida de Leclerc para a grama, o safety car novamente foi acionado e Piastri perdeu os 13s7 de vantagem que tinha sobre Verstappen.
Na retomada da disputa, sem chuva, mas com a pista molhada, na 17ª volta, Lance Stroll e Nico Hülkenberg, que haviam largado em 18º e 19º, respectivamente, ocupavam o 4º e 5º postos, só atrás dos carros da McLaren e da Red Bull de Verstappen. A bandeira amarela voltou a ser acionada após batida de Hadjar, mais um a deixar a corrida.
Logo após o sinal verde, na 21ª volta, Verstappen rodou na pista, sem aderência, e caiu para a 11ª posição, iniciando uma prova de recuperação. O líder Piatri, por sua vez, foi punido com um parada de 10 segundos por uma freada brusca na saída do safety car. Antonelli abandonou e completou a nenhum novato conseguiu terminar a prova.
Após 30 das 52 voltas, Piastri liderava com 3s2 de vantagem sobre Norris, que era seguido por Stroll e Hülkenberg, favorecidos por táticas ousadas de Aston Martin e Sauber, respectivamente, em relação aos pneus. Hamilton ultrapassou Gasly e levou a Ferrari ao quinto posto – Leclerc era apenas o 12º. Na 35ª volta, o companheiro de Bortoleto ultrapassou Stroll e assumiu a terceira posição.
A 14 voltas do fim, Norris pressionava Piastri, que ainda não havia cumprido a penalidade, enquanto Hamilton atacava Hülkenberg em busca do pódio. A bandeira amarela foi acionada mais duas vezes, após Russell e Ocon escaparem da pista, sem maiores consequências.
O anfitrião Norris assumiu a liderança da prova a oito voltas do fim, quando Piastri foi para os boxes para trocar pneus e pagar a punição. Mesmo com um pit stop ruim, Hülkenberg voltou à frente de Hamilton, que era seguido por Stroll, Verstappen e Gasly. Uma escapada do líder do Mundial no fim minou de vez as chances de brigar pela vitória, abrindo caminho para o companheiro de McLaren festejar diante de sua torcida.
Após uma pausa de três semanas, a Fórmula 1 será retomada entre 25 e 27 de julho, no GP da Bélgica, a 13ª etapa da temporada. A corrida no circuito de Spa-Francorchamps ocorrerá no domingo (27), a partir das 10h (horário de Brasília).
Confira o resultado do GP da Inglaterra de Fórmula 1:
1º – Lando Norris (ING/McLaren), em 1h30min690
2º – Oscar Piastri (AUS/McLaren), a 6s812
3º – Nico Hülkenberg (EST/Sauber), a 34s742
4º – Lewis Hamilton (ING/Ferrari), a 39s812
5º – Max Verstappen (HOL/Red Bull), a 56s781
6º – Pierre Gasly (FRA/Alpine), a 59s857
7º – Lance Stroll (CAN/Aston Martin), a 1min00s603
8º – Alexander Albon (TAI/Williams), a 1min04s135
9º – Fernando Alonso (ESP/Aston Martin), a 1min05s858
10º – George Russell (ING/Mercedes), a 1min10s674
11º – Oliver Bearman (ING/Haas), a 1min12s095
12º – Carlos Sainz Jr. (ESP/Williams), a 1min16s592
13º – Esteban Ocon (FRA/Haas), a 1min17s301
14º – Charles Leclerc (MON/Ferrari), a 1min24s477
15º – Yuki Tsunoda (JAP/Red Bull), a 1 volta
Não completaram a prova: Kimi Antonelli (ITA/Mercedes), Isack Hadjar (FRA/RB), Gabriel Bortoleto (BRA/Sauber), Liam Lawson (NZL/RB) e Franco Colapinto (ARG/Alpine)