rua vital brasil
Obras na rua Vital Brasil (Foto: Isabella Mayer/SECOM)

Uma obra emergencial é feita na Rua Vital Brasil, no Portão. A previsão é que, até meados desta semana os serviços sejam concluídos no trecho entre a Avenida Arthur Bernardes e a Rua Tabajaras. Estratégica para a mobilidade da região centro-sul da cidade, a Rua Vital Brasil integra o Lote 1 do projeto do Novo Inter 2.

Equipes coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) trabalham em ritmo acelerado para finalizar a recomposição emergencial do pavimento da Rua. No trecho entre as ruas Tabajara e Tamoios, os trabalhos se concentram na implantação de um novo sistema de drenagem.

Na sequência, será feita a pavimentação da via, com conclusão estimada para cerca de dez dias, dependendo das condições climáticas e a via poderá ser completamente liberada à circulação de veículos.

As obras emergenciais na Vital Brasil começaram em 16 de junho e são uma alternativa enquanto o município realiza nova licitação para contratar uma empresa que dê continuidade às obras que integram o Lote 1 do Novo Inter 2, após a decisão do município de rescisão contratual com os consórcios que eram responsáveis pelas obras.

Antes da atuação das equipes próprias da Prefeitura, a via estava interditada à circulação dos moradores devido a uma escavação de aproximadamente dois metros de profundidade. A ação do município garantiu a segurança da população e viabilizou a instalação de um novo sistema de drenagem permanente. Além disso, as camadas da via foram recompostas e as bases preparadas para a nova pavimentação.

“Estamos concentrando esforços em intervenções emergenciais nos pontos mais críticos, para garantir mobilidade e segurança para quem transita pela região”, afirma o engenheiro Diego Prendin, diretor da Unidade Técnica de Infraestrutura e Pavimentação da Smop que coordena as obras paliativas na rua do Lote 1.

Rua Vital Brasil

Estratégica para a mobilidade da região centro-sul da cidade, a Rua Vital Brasil integra o Lote 1 do projeto do Novo Inter 2. As intervenções previstas na via foram interrompidas pela empresa responsável pela obra. Diante da descontinuidade dos serviços, a Prefeitura iniciou uma ação temporária para assegurar a circulação segura de veículos e pedestres, até a conclusão de nova licitação e contratação de uma nova empresa.

“São obras temporárias que foram assumidas pelo município para reduzir os transtornos enfrentados por moradores, comerciantes e motoristas que circulam pela região, até que as obras definitivas sejam retomadas. Não poderíamos deixar que os moradores e pessoas que circulam pelo local aguardassem por esse processo sem a devida segurança”, explica Luiz Fernando Jamur, secretário municipal de Obras Públicas.

Ao todo, são 400 metros de intervenções ao longo da Rua Vital Brasil, que estão sendo executadas quadra a quadra. A decisão do município de assumir os serviços foi tomada após sucessivas tentativas de correção no andamento da obra, que apresentou ritmo de execução abaixo do esperado e comprometeram o cronograma além de reincidência de falhas técnicas que comprometeram a qualidade dos serviços prestados.

O projeto completo da via inclui obras de drenagem, nova pavimentação, construção de calçadas, paisagismo e sinalização viária. Os trabalhos haviam sido iniciados em abril, com previsão de término até o fim de agosto, mas a performance insatisfatória da empresa executora levou à necessidade de intervenção direta da Prefeitura.