Pretas Acadêmicas
Foto: Divulgação NEAB/UFPR

Entre os dias 11 e 12 de julho, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) sedia a 5ª edição do Seminário Pretas Acadêmicas. O evento convida a doutora Cida Bento para realizar a palestra de abertura do evento com tema “A Branquitude no Brasil”, na sexta (11), às 20h. Já no sábado(12), às 09h, Carla Akotirene traz o tema “Interseccionalidades da mulher negra na academia”. As palestras serão transmitidas via Youtube para o público geral.

“A realização do V Seminário Pretas Acadêmicas reafirma o compromisso institucional com a promoção da equidade racial e a consolidação de uma universidade que reconhece e valoriza a produção científica das mulheres negras como parte essencial do desenvolvimento social, político e intelectual do Brasil.O evento tem como propósito não apenas dar visibilidade ao protagonismo das pesquisadoras negras, mas também destacar os avanços científicos, políticos e sociais conquistados por essa população, historicamente marginalizada no espaço acadêmico. Nesta edição, o Seminário contará com a presença das renomadas pesquisadoras Cida Bento e Carla Akotirene, cujas contribuições são referências fundamentais nos estudos sobre raça e relações raciais no Brasil”, reiterou Romilda Aparecida da Silva, pró-reitora de Ações Afirmativas e Equidade da UFPR.

O Seminário, que reunirá pesquisadoras negras de todo o Brasil, acontecerá no Campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no centro. Assim, além das mesas de abertura com Cida Bento e Carla Akotirene, haverá também discussões temáticas, com cerca de 18 sessões temáticas que abordam pesquisas nas mais diversas áreas voltadas às relações étnico-raciais como letramento racial, interseccionalidade, educação antirracista, migração, literatura, políticas afirmativas, comunicação, entre várias outras.

“Temos 114 trabalhos inscritos que serão compartilhados em um momento de troca e divulgação das pesquisas que estão se desenvolvendo no Brasil. Ainda temos como parte do evento a publicação de Ebook onde são apresentados os resumos, possibilitando a essas pesquisadoras um espaço para publicação”, explica Silvia Lima, coordenadora do evento.

O Seminário conta com o apoio da deputada federal Carol Dartora e já se tornou tradição dentro dos estudos de gênero e raça. Na edição de 2024, cerca de 266 pessoas participaram do evento, que contou com 15 grupos de trabalho. A presença de mulheres negras na Universidade vem crescendo, em parte pelas políticas afirmativas. É o que mostram os dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o Inep. Segundo o órgão, em 2006, as mulheres negras representavam 28% dos estudantes bolsistas do Prouni nos dez cursos mais procurados no ensino superior. Em 2020, o percentual cresceu para 38%.

“Ter o Seminário estabelecido dentro de uma Instituição acadêmica, sempre foi um sonho. Quando a UFPR aceita o desafio através desse evento de extensão, está afirmando cada vez mais ser um espaço de existência plena, com dignidade, respeito e reconhecimento das questões raciais que permeiam a sociedade brasileira. Apoiar o Pretas Acadêmicas é reafirmar o compromisso com a equidade racial e com a construção de uma universidade que valoriza a produção científica das mulheres negras como parte essencial do avanço do Brasil”, finaliza a coordenadora do Seminário.

Serviço:

V Seminário das Pretas Acadêmicas

Data: 11 e 12 de julho de 2025

Local: UTFPR Campus Centro – Av. Sete de Setembro, 3165 – Rebouças, Curitiba – PR

Link para assistir à palestra da Cida Bento: https://youtube.com/live/5pEhiX5Y21k

Link para assistir à palestra da Carla Akotirene: https://youtube.com/live/gkd66iAcyQU