
Ao longo do mês de julho, a Arena da Baixada, o estádio do Athletico Paranaense, que normalmente é iluminada de vermelho, vai ganhar a cor azul nos dias em que não houver jogos em julho.
É que o Clube aderiu à campanha Coração Azul, de combate ao tráfico de pessoas, uma iniciativa da Secretaria da Justiça e Cidadania do Paraná (Seju). O Athletico soma-se a outras empresas e instituições no esforço de conscientização contra a exploração sexual, trabalho escravo, adoção ilegal, servidão doméstica, servidão por dívida e tráfico de órgãos.
A mobilização da sociedade é uma ação do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas da Seju, que há 11 anos aderiu à campanha internacional Coração Azul, promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU). O dia 30 de julho é o Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e diversas ações estão programadas para o mês, como distribuição de materiais educativos, seminários e palestras.
Quem usa as linhas de ônibus de Curitiba também receberá uma mensagem de alerta: por meio de vídeo exibido nas telas dos veículos, os passageiros serão convidados a uma reflexão sobre o crime e chamados a denunciar o tráfico de pessoas, que atinge homens, mulheres e crianças no Brasil e no mundo.
A rede de cinemas Cinemark informou que reconheceu a relevância do tema e é outra empresa que integra o esforço, exibindo antes dos filmes em algumas salas uma peça audiovisual produzida pelo Governo do Paraná que alerta para uma das mais graves violações de direitos humanos. A mesma peça está sendo exibida desde o começo do mês nas salas de cinema da rede Cineplus no Paraná.