droga
O cão farejador Becky (Foto: Juliano Riboli/PCPR)

A polícia do Paraná vem registrando número recordes de apreensões de drogas nos últimos anos. Só a Polícia Militar do Paraná (PMPR), por meio da Companhia Independente de Operações com Cães (CIOC), alcançou números expressivos no primeiro semestre de 2025 e estabeleceu um novo recorde histórico no enfrentamento ao crime organizado.

Ao longo dos seis primeiros meses do ano, os efetivos que utilizam cães policiais em apoio às operações da PMPR atenderam 1.325 ocorrências e registraram apreensões significativas: 60 toneladas de maconha, 1.209 quilos de cocaína e 316 armas de fogo retiradas de circulação. Essas ações representam um prejuízo estimado em mais de R$ 360 milhões para as organizações criminosas.

Os resultados reforçam a efetividade do emprego de cães policiais como ferramenta estratégica na segurança pública. A atuação integrada entre condutores e seus cães, marcada por alto nível técnico, disciplina e constante preparo, tem demonstrado grande impacto no enfrentamento à criminalidade em todas as regiões do Estado.

Subordinada ao Comando de Missões Especiais (CME), a CIOC é responsável por coordenar técnica e doutrinariamente o Sistema de Manutenção com Cães (SMC), que reúne 27 Canis Setoriais distribuídos em todo o Estado.

A CIOC consolida mensalmente os dados estatísticos das atividades do Sistema de Manutenção com Cães, contribuindo diretamente para o fortalecimento das ações operacionais da PMPR. O desempenho da Companhia e dos canis setoriais mostra que a união entre técnica, inteligência e preparo continua sendo essencial para preservar a ordem e garantir a segurança da população paranaense.

Recorde

As forças policiais do Paraná atingiram uma marca recorde no combate ao crime organizado entre janeiro e março de 2025. O volume de drogas apreendidas cresceu 155% em relação ao mesmo período do ano passado e foi o maior já registrado em um 1º trimestre desde o início da série histórica, em 2014, quando os dados passaram a ser sistematizados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp).

Enquanto que no primeiro trimestre de 2024 a apreensão de drogas por forças estaduais somou 53,2 toneladas, no mesmo período de 2025 esse volume subiu para 135,7 toneladas.