00504632
Prefeito de Curitiba é o único do Brasil no programa de formação em gestão executiva da Bloomberg Harvard. Foto: Divulgação

O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, está em Nova York (EUA) nesta semana, onde participa do programa de formação em gestão executiva da Bloomberg Harvard para líderes municipais. Ele é o único prefeito do Brasil presente ao evento.

Leia mais:

É a nona edição da Bloomberg Harvard Leadership Initiative, que reúne 47 prefeitos, de cidades de 17 países, no programa de formação em gestão pública. Os participantes recebem formações para enfrentar desafios locais urgentes e melhorar a vida da população.

“Curitiba é uma cidade inteligente, educadora e a mais igualitária do Brasil, mas podemos sempre aprimorar nossas ações”, disse o prefeito.

“É um privilégio participar de uma formação tão importante, com um grupo seleto, que terá reflexos em nosso trabalho na cidade, pois este programa contribuirá com estratégias de ponta em benefício dos curitibanos. Vamos compartilhar nossas experiências, Curitiba apresentará a revitalização do Centro”, completou Eduardo Pimentel.

Prefeito de Curitiba foi selecionado

A viagem é custeada pelos organizadores, que fazem uma seleção para escolher os participantes do cursos. Eduardo Pimentel foi um dos vencedores dessa seleção, junto dos prefeitos de Atenas (Grécia), Buenos Aires (Argentina), Sofia (Bulgária), Las Vegas (Estados Unidos), Mombassa (Quênia) e Brisbane (Austrália), entre outros.

Em agosto, serão os funcionários de alto escalão das cidades selecionadas que participarão do curso. Curitiba enviará servidores da Assessoria de Relações Internacionais (Arin) e do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ippuc).

Ferramentas inovadoras são apresentadas de curso de gestão

Criada pela Bloomberg Philanthropies, pela Harvard Kennedy School e pela Harvard Business School como a primeira iniciativa do gênero voltada ao desenvolvimento executivo no setor público, a Bloomberg Harvard City Leadership Initiative oferece a prefeitos e altos funcionários municipais as ferramentas e o conhecimento necessários para enfrentar desafios locais urgentes, fortalecer a gestão pública e gerar melhores resultados para a população.

Desde seu lançamento, em 2017, a Bloomberg Harvard City Leadership Initiative já formou 359 prefeitos e mais de 635 altos funcionários municipais de 41 países.

Com sede no Bloomberg Center for Cities na Universidade de Harvard, a Bloomberg Harvard City Leadership Initiative reúne professores, funcionários e estudantes de Harvard, além de especialistas da rede global da Bloomberg Philanthropies, para trabalhar com os prefeitos e seus principais assessores, ao longo de nove meses.

Com aulas intensivas presenciais, virtuais e atividades práticas, a iniciativa ajuda esses líderes a fortalecer o uso de dados e evidências pelas suas equipes, promover a colaboração e a inovação entre setores e gerar resultados para as comunidades.

Além das disciplinas principais e dos encontros com outros participantes, após concluir o programa, cada município pode acessar recursos extras. Isso inclui programas de capacitação para responsáveis pelo desenvolvimento econômico, engajamento cívico, recursos humanos, negociação e compras; a possibilidade de receber um Bloomberg Harvard City Hall Fellow por até dois anos; além de pesquisas revisadas por pares e materiais didáticos para ajudar os governos locais a aprimorar práticas organizacionais essenciais.

Durante a viagem oficial de Eduardo Pimentel, o vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins, assume interinamente a Prefeitura, até o dia 20 de julho.