
Dois homens foram presos em flagrante por pichação em Curitiba. Eles foram flagrados por iamgens de câmeras de monitoramento da Muralha Digital.
A tecnologia de monitoramento inteligente em tempo real foi decisiva para flagrar a pichação nas Arcadas de São Francisco, no último sábado. Os dois homens foram identificados como autores do vandalismo e encaminhados pela Guarda Municipal à Central de Flagrantes.
A ocorrência foi visualizada pelas câmeras do sistema por volta das 9h30 do sábado, o que permitiu o acionamento imediato das equipes da Guarda Municipal.
Ao chegarem ao local, os guardas encontraram um grupo com cerca de dez pessoas. Segundo o relatório da ação, a maioria apresentava sinais de embriaguez e demonstrou resistência à abordagem.
Durante a revista, nenhum ilícito foi localizado com os abordados, mas um frasco com tinta lilás (compatível com a usada na pichação) foi encontrado nas proximidades. A identificação dos autores foi feita por meio das imagens captadas pela Muralha Digital e pela confissão dos dois homens detidos. Um terceiro suspeito chegou a ser retido, mas foi liberado no local após nova análise das imagens e reavaliação da Central de Operações da GM.
Videomonitoramento
O caso reforça a importância da ampliação do videomonitoramento na cidade. Na semana passada, o prefeito Eduardo Pimentel criou o Programa Conecta Muralha, com a expectativa de integrar até seis mil câmeras públicas e privadas para aumentar a capacidade de prevenção aos crimes, e a resposta das forças de segurança com o uso de inteligência artificial e monitoramento em tempo real.
O secretário de Defesa Social e Trânsito, Rafael Vianna, destaca que o objetivo é realizar a integração com as empresas de segurança privada e de vigilância que já possuem câmeras voltadas para as vias públicas.
“Vamos ampliar o número de equipamentos que são monitorados pela Muralha. No primeiro momento, vamos focar nas empresas e depois nos condomínios que têm câmeras direcionadas para as praças, calçadas e ruas para prevenção dos crimes e para reforçar a segurança da população”, afirmou Vianna.