Dilmércio Daleffe e a biografia de Ozires da Cruz
Dilmércio Daleffe e a biografia de Ozires da Cruz (Crédito: Acervo pessoal/Dilmércio Daleffe)

O jornalista e escritor Dilmércio Daleffe lançará no próximo mês o livro “Ozires, a esperança nasce nas atitudes”. Obra biográfica, ela narra a história de Ozires da Cruz, um mourãoense que morava em Curitiba, morto em 2022, aos 51 anos. Com um futuro promissor nos campos de futebol, os sonhos acabaram ainda aos 13 anos, após um mergulho nas águas do Rio Paraná. Bateu com a cabeça em um banco de areia, ficando tetraplégico.

A partir do acidente, a obra narra todo o processo pelo qual a família de Ozires enfrentou. Cirurgias, internamentos, mudanças, além de um novo sentido em suas vidas. Mas, ao mesmo tempo que o futebol foi cancelado, Ozires se reinventou, fazendo agora da informática, sua nova saída de emergência.

O menino então estudou. Fez faculdade. Pós graduação. E agora dominando todas as técnicas do computador, assim como as suas linguagens, voou. Mesmo com mínimos movimentos nos braços, passou num concurso federal, chegando a ser “idolatrado”, anos depois, entre os companheiros de serviço.

Athletico

Fervoroso torcedor do “Furacão” – Athlético Paranaense -, não perdia um só jogo. Era sócio torcedor do clube. E mesmo internado, dias antes de morrer, teve seu último desejo realizado. Após acordar da cirurgia, pediu à mãe que ligasse a tv. Era uma partida do “Furacão” pela Libertadores da América. Assim que o jogo terminou, fechou os olhos. E nunca mais os abriu.

“A obra retrata o legado de uma pessoa que jamais se vitimizou. Ozires foi uma pessoa singular, que se reinventou. Aprendeu a computação, se especializou e quando viu já ganhava a própria grana. Na verdade, Ozires sempre teve muita fé. Foi um cara amigo e iluminado por Deus”, disse Dilmércio.

Segundo ele, o livro foi um pedido da mãe de Ozires, Lúcia Carmem da Cruz. Toda a pesquisa teve início em 2023.

O autor

“Ozires, a esperança nasce nas atitudes”, é a terceira obra do escritor. Antes, ele já havia publicado “Humanos”, livro fotográfico, e “No Caminho Sem Direção”, ficção baseada em histórias reais. Inquieto, Daleffe também já está finalizando o quarto livro, “18 Meses de Escuridão”, um retrato do que foi a pandemia em Campo Mourão.

O lançamento do livro acontecerá dia 30 de julho, no Bar Brahma, dentro da Arena da Baixada, em Curitiba. Cenário que fazia parte da vida de Ozires. Em Campo Mourão a noite de autógrafos será em agosto, no Ana Empório Bistrô, com data ainda a ser definida.