
Após a divulgação dos mandados contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a liderança da Oposição na Câmara dos Deputados divulgou uma nota repudiando a operação da Polícia Federal (PF) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nesta manhã de sexta, 18.
O grupo alega que a ação agrava “ainda mais a deterioração da imagem internacional do País”, além de representar uma “escalada autoritária, sem qualquer freio institucional”, segundo os argumentos apresentados.
Leia mais:
PF cumpriu mandados contra o ex-presidente Jair Bolsonaro
A PF cumpriu mandados de busca na residência de Bolsonaro em Brasília e na sala que ocupa na sede nacional do PL, também na capital federal. Os parlamentares da oposição invocam a crise diplomática e comercial com os Estados Unidos para justificar eventual “deterioração da imagem” do País com a ação da PF.
“Além do atentado institucional, é impossível ignorar a dimensão humanitária dessa decisão. Jair Bolsonaro é um homem idoso, com graves problemas de saúde, que não representa qualquer risco de fuga – inclusive está com o passaporte retido por decisão anterior”,
disse a nota.
A equipe jurídica de Bolsonaro disse que vai se pronunciar “oportunamente” e informou ainda não conhecer a decisão judicial.