
O Parque do Ingá, em Maringá, vai receber neste domingo (27) a réplica do Vespersaurus paranaensis, o primeiro dinossauro descoberto no Paraná. A atração estará disponível para visitação durante duas faixas de horário: das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30.
A ação é gratuita e faz parte do projeto Educação Geocientífica em Ação. A iniciativa é promovida pela Prefeitura de Maringá, o Instituto Ambiental de Maringá (IAM), a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e o Geoparque Caiuá.
Além da exposição da réplica do fóssil, as crianças poderão participar de uma oficina de pintura com réplicas de fósseis, aprendendo de forma lúdica sobre extinção, eras geológicas e curiosidades sobre os antigos habitantes da Terra. As oficinas são voltadas para crianças de 5 a 10 anos, com 30 vagas pela manhã e 30 à tarde. As inscrições devem ser feitas online.
Também haverá exposição de projetos ambientais e turísticos, incluindo iniciativas sustentáveis do IAM, como compostagem doméstica e abelhas nativas sem ferrão.
Sobre o dinossauro Vespersaurus
O Vespersaurus paranaensis foi descoberto no sítio paleontológico de Cruzeiro do Oeste, a cerca de 150 km de Maringá, e anunciado oficialmente em 2019. O pequeno dinossauro carnívoro tinha cerca de 1,5 metro de comprimento e viveu há milhões de anos em uma região que fazia parte do antigo Deserto do Caiuá. Ele é uma das descobertas paleontológicas mais importantes do estado.