
Esta terça-feira (22) é dia da volta às aulas na rede municipal de educação de Curitiba, marcando o início do segundo semestre letivo. As férias começaram no dia 3 de julho.
Já a rede estadual do Paraná começou as férias no dia 1º de julho e o retorno acontece apenas na próxima segunda-feira, dia 28. A Rede estadual tem cerca de 1 milhão de estudantes matriculados nas 2.088 escolas.
Para deixar tudo pronto antes do retorno dos alunos, a Prefeitura de Curitiba reformou 69 escolas e Centros Municipais de Educação, realizou formações para os profissionais da Educação, promoveu reuniões com os funcionários terceirizados e, nestes últimos dias que antecedem o retorno, faz roçadas e limpeza nas 188 escolas e 239 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).
As manutenções e melhorias incluem serviços nos telhados, calhas, banheiros, gradis, muros, caixas d´água, refeitórios, fraldários, solários, rebocos, entre outras ações.
A Secretaria Municipal da Educação também vai depositar, em agosto, nova parcela do Fundo Rotativo, dinheiro para pagamento de serviços de manutenção — como troca de vidros, telhas — e compras de materiais para o dia a dia, entre eles produtos de limpeza, materiais didáticos, esportivos e itens de escritório.
A partir da volta às aulas, o trânsito costuma ter aumento no movimento em horários de entrada e saída das escolas.