
O mercado gastronômico está em alta. No último ano, o setor de alimentação fora de casa movimentou cerca de R$ 230 bilhões segundo pesquisa realizada pelo GS&NPD em 2018. A prévia do primeiro trimestre deste ano apresenta crescimento de 5% se comparado ao mesmo período do ano anterior.
Atento à tendência de crescimento, o Centro Europeu, a maior e mais moderna escola de gastronomia do Brasil, promove na quinta-feira (31), a Vitrine Gastronômica, um evento que aproxima estudantes de gastronomia e público interessado à grandes temas e fornecedores da gastronomia nacional e internacional. Serão 12 horas de programação e workshops abertos ao público.
Entre os temas dos workshops, destacam-se carnes veganas, massas italianas e molhos, cake design, espumantes, novas tecnologias na gastronomia e até aprender como fotografar pratos da melhor maneira (Foto Food Design).
“A nossa ideia é aproximar os alunos do mercado gastronômico e criarmos uma ponte entre profissionais e o processo de aprendizado. As empresas vão apresentar seus produtos e conduzir workshops sobre preparos, tendências e tecnologias voltadas à gastronomia”, comenta o diretor acadêmico Rogério Gobbi.
Segundo Luciano Bartolomeu, diretor-executivo da Abrasel no Paraná, o mercado está crescendo, existe oferta e demanda, mas encontrar mão de obra qualificada é uma dificuldade do setor e esse tipo de evento é uma oportunidade de aperfeiçoamento e relacionamento.
“O mercado muda constantemente devido às alterações nos comportamentos das pessoas. A tecnologia, o delivery e tendências mudam e quem não se adapta acaba ficando para trás. O mercado está sempre se adaptando para não perder os clientes. Por isso quem está em formação precisa conversar com o mercado e essa é oportunidade muito boa”, diz Bartolomeu.
PROGRAMAÇÃO – Um dos destaques da Vitrine Gastronômica é a participação do Presidente da Federazione Italiana Cuochi (FIC – Brasile), Chef Bruno Stippe, presidente e fundador da entidade no Brasil, que conduzirá aulas sobre massas, molhos e refeições italianas.
“O público pode esperar aulas dinâmicas, cheias de conteúdo. Sempre trago atualizações, novidades e o que acontece no mercado da gastronomia italiana diretamente da Itália devido aos congressos e assembleias que participo. O foco é mostrar novas técnicas e ao mesmo tempo mostrar as técnicas tradicionais e que pouca gente coloca em prática. São técnicas para você preparar comida para um italiano, da forma que se come na Itália. As duas aulas-show são para corrigir todos os erros praticados usualmente aqui no Brasil”, comenta.
As atividades são abertas ao público, mas as inscrições são limitadas e estão disponíveis pelo telefone (41) 3324-6669. Confira a programação:
09h30 – Carnes Veganas – Chef Iracema Bertoco
10h45 – Massas italianas e molhos – Como prepará-las – Chef Bruno Stippe
14H – Foto Food Design – Chef Washington Silvera e Tania Buchmann
15h30 – Tecnologia e Inovação em Gastronomia
19h – Cake Design & Tendências – Chef Karen Ranalli
19h15 – Espumantes: Método Champenoise – Vinícola Legado
20h15 – O que é uma refeição italiana – Chef Bruno Stippe