Valquir Aureliano – Funcionários do Paraná Clube rezam durante a partida contra o Cuiabá

O Paraná Clube está praticamente rebaixado para a Série C do Campeonato Brasileiro. Os resultados da última rodada deixaram o time em situação complicada. Agora precisa vencer as duas partidas restantes e, além disso, torcer por tropeços de Figueirense, Náutico e Vitória.

Se o Náutico e Vitória somarem um ponto cada, o Paraná já está rebaixado, independente dos seus resultados. O Náutico enfrenta o Cruzeiro em Belo Horizonte e recebe o CSA no Recife. O Vitória joga em casa contra o Botafogo-SP e vai a Pelotas pegar o Brasil-RS.

O site Mat.UFMG calcula o risco de rebaixamento conforme a pontuação. O time que somar 42 pontos, terá 93,8 de probabilidade de cair para a Série C. Ou seja, se o Paraná vencer seus dois jogos restantes, mesmo assim só tem 6,2% de chances de escapar.

O Paraná ainda enfrenta o Oeste, em Barueri, na próxima terça-feira, e recebe na Vila Capanema o Cruzeiro, em 30 de janeiro.

O site Mat.UFMG calcula que o Paraná tem hoje 99,1% de risco de rebaixamento. Figueirense (com 81,7%), Vitória (10,4%) e Náutico (8,7%) também lutam contra a queda.

Nessa Série B 2020, o Paraná conseguiu duas sequências de vitórias. A última foi em na 7ª e na 8ª rodadas, quando bateu a Ponte Preta por 2 a 1, em Curitiba, e o Figueirense por 1 a 0, em Florianópolis. A primeira foi entre a 2ª e a 4ª rodadas, quando derrotou Avaí, Juventude e Guarani. Nas duas séries, o time paranaense era comandado pelo técnico Allan Aal, que hoje está no Cuiabá.