Cesar Brustolin/SMCS

As ações de Proteção Animal da Prefeitura de Curitiba têm um calendário completo e extenso para este mês de setembro. Ao todo, são três ações do Programa Municipal de Castração Gratuita, duas das avaliações clínicas gratuitas com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e uma feira de adoção em que a Rede de Proteção Animal vai promover a identificação dos adotados.

O castramóvel que faz os atendimentos da área Norte da cidade permanece até o próximo dia 21 na Regional Santa Felicidade. O que atende a área Sul fica na Regional CIC entre os dias 17 e 22. Já nos dias 24 a 27, o veículo estaciona na Regional Pinheirinho.

Em Santa Felicidade não há mais vagas nesta etapa. Os agendamentos estão em andamento na CIC e Pinheirinho, portanto, ainda não há informação sobre vagas remanescentes. Os tutores interessados em castrar seus animais devem continuar fazendo seus cadastros e mantendo seus dados em dia junto à Rede de Proteção Animal para as próximas ações.

Avaliações gratuitas

Iniciadas no fim de julho, as avaliações já foram feitas em três locais da cidade e têm como objetivo garantir a saúde e preparar os cães e gatos para futuras ações de castração. Os atendimentos são feitos por residentes em Medicina Veterinária da Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio de um termo de cooperação com a Prefeitura de Curitiba.

As Regionais Matriz e Portão são as próximas a receber estes atendimentos. De 11 a 14 de setembro, eles acontecem na Praça Plínio Tourinho (entrada pela Rua Engenheiros Rebouças) e de 18 a 21 de setembro, na Rua da Cidadania do Fazendinha.

As avaliações são feitas por ordem de chegada, com a distribuição de senhas. "Nas primeiras ações, conseguimos promover o atendimento de mais de 1,2 mil cães e gatos", contou a gerente técnica do Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna da Secretaria do Meio Ambiente, Silmara Maldonado.

"É um reforço para a nosso Programa Municipal de Castração Gratuita, uma vez que prepara os animais para as cirurgias", completou.

Microchipagem

A Rede de Proteção Animal vai apoiar e participar do evento Kukur Tihar – Lealdade dos Cães do Instituto Fica Comigo. Os animais castrados e vacinados na feira de adoção, que acontece dia 22 de setembro, serão identificados na hora por meio de microchipagem pelos veterinários da Rede.

Serviço: Avaliações Clínicas Gratuitas
Regional Matriz
Data: 11 a 14 de setembro
Hora: das 9h às 15h
Local: Praça Plínio Tourinho – Entrada pela Rua Engenheiros Rebouças

*Atendimento por ordem de chegada e com distribuição de senhas

Regional Portão
Data: 18 a 21 de setembro
Hora: das 9h às 15h
Local: Rua da Cidadania do Fazendinha (Rua Carlos Klemtz, 1.700)

*Atendimento por ordem de chegada e com distribuição de senhas

Feira de adoção de animais no evento Kukur Tihar – Lealdade dos Cães com microchipagem gratuita
Data: 22 de setembro (sábado)
Hora: das 11h às 17h
Local: Parque Barigui – Espaço do antigo Parque Alvorada