Divulgação/Athletico.com.br/Mauricio Mano – Cittadini enfrenta o Santos

O Athletico Paranaense perdeu por 3 a 1 para o Santos, nesse domingo (dia 16) à noite, na Vila Belmiro, pela 3ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o time paranaense ficou em 5º lugar, com 6 pontos. A equipe paulista está na 8ª colocação, com 4 pontos. Clique aqui para ver a classificação no site Srgoool.

Em toda história, o Athletico só venceu o Santos uma vez como visitante. Foi em 2005, pela Libertadores. Depois daquela partida, há 15 anos, o Furacão visitou a equipe santista 15 vezes e amargou 14 derrotas (e um empate).

FASES
O resultado encerrou o bom momento do Athletico, que vinha de oito jogos seguidos sem perder – a última derrota havia ocorrido em março, para o Coritiba, por 4 a 0, pelo Paranaense.

Já o Santos somava seis partidas consecutivas sem vencer – última vitória havia sido sobre o Delfin (Equador), em março, pela Libertadores.

DESEMPENHO
O Athletico teve mais posse de bola e domínio territorial em toda a partida. Também finalizou mais vezes que o adversário (12 a 11). No entanto, os fatores determinantes foram a quantidade de erros defensivos do Furacão e a qualidade do Santos no setor ofensivo.

COVID
No Athletico, uma das baixas era o técnico Dorival Júnior, que testou positivo para covid-19 e está em isolamento. A equipe foi comandada na beira do gramado pelo auxiliar Lucas Silvestre, filho de Dorival.

ARBITRAGEM
O Athletico reclamou de um pênalti não marcado aos 16 do 2º, quando Carlos Eduardo foi derrubado por Luan Peres. A imagem da TV (TNT) dá a impressão de penalidade.

ESCALAÇÃO
Os desfalques no Athletico eram Bissoli, Erick e Canesin, em recuperação. A única mudança em relação ao último jogo foi a entrada de Cittadini no lugar de Canesin. O esquema tático para era o 4-1-4-1 (com variação para o 4-3-3), com Wellington como único volante. A linha de quatro do meio-campo tinha Nikão (direita), Vitinho (esquerda), Cittadini (centro) e Marquinhos Gabriel (centro).

O Santos não tinha Luiz Felipe, Raniel e Renyer. O esquema era o 4-3-3, com Marinho e Soteldo nas pontas.

PRIMEIRO TEMPO
Mesmo como visitante, o Athletico manteve sua postura ofensiva, marcando avançado e atacando pelas pontas. O Santos ficou recuado e esperou erros do adversário para fazer algo na partida. E o erro veio aos 29, quando Lucas Halter falhou na saída de bola. Marinho aproveitou e cruzou para Soteldo para fazer 1 a 0.

Antes do gol, o Athletico tinha criado as duas melhores jogadas da partida. Depois, o time paranaense cometeu mais duas falhas na saída de bola e criou mais duas chances para o Santos ampliar. O time paulista fez 2 a 0 aos 41, em cruzamento de Marinho para Felipe Jonatan acertar uma bomba no ângulo. O Furacão colocou uma bola na trave, com Nikão, aos 49.

Ainda no primeiro tempo, o Santos perdeu dois jogadores por lesão (o goleiro Vladimir e o zagueiro Veríssimo).

SEGUNDO TEMPO
No intervalo, saiu Mingotti e entrou Carlos Eduardo, improvisado como centroavante. O Athletico seguiu com domínio territorial e mais posse de bola, mas teve dificuldades para criar chances. Aos 18, mais duas trocas no Furacão, com as entradas de Pedrinho na ponta e Richard no meio-campo. O cenário do jogo seguiu quase o mesmo. Aos 36, Lucas Halter falhou ao não cortar um lançamento e Marinho ficou livre para invadir a área e marcar 3 a 0. O Athletico partiu para o abafa e diminuiu aos 42, com bela jogada de Geuvânio finalizada por Abner.

ESTATÍSTICAS
Ao fim de 90 minutos, o Athletico teve 12 finalizações (2 certas e 1 na trave), 67% de posse de bola e 89% de eficiência nos passes. Já o Santos somou 11 finalizações (6 certas), 33% de posse de bola e 77% de eficiência nos passes. Os dados são do site Whoscored.

SANTOS 3×1 ATHLETICO
Santos: Vladimir (João Paulo); Pará, Veríssimo (Alex), Luan Peres e Felipe Jonatan; Alisson, Pituca e Carlos Sánchez; Soteldo, Marinho (Jobson) e Kaio Jorge (Tailson). Técnico: Cuca
Athletico: Santos; Jonathan (Khellven), Lucas Halter, Thiago Heleno e Abner; Wellington; Cittadini, Marquinhos Gabriel (Richard), Nikão (Geuvânio) e Vitinho (Pedrinho); Mingotti (Carlos Eduardo). Técnico: Dorival Jr
Gols: Soteldo (29-1º), Felipe Jonatan (41-1º), Marinho (36-2º) e Abner (42-2º)
Cartões amarelos: Alisson (S). Richard (A).
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Local: Vila Belmiro, em Santos

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
10 – Jonathan cruza da direita. A defesa corta mal. Wellington pega rebote fora da área e chuta ao lado.
18 – Marinho chuta de longe. A bola passa perto, ao lado.
22 – Jonathan dá belo passe em profundidade. Mingotti entra na cara do gol e dá um toquinho para tirar do goleiro. Veríssimo salva de carrinho.
29 – Gol do Santos. Lucas Halter erra passe na defesa. Marinho cruza rasteiro e Soteldo, livre, cutuca para o gol vazio.
30 – Lucas Halter perde a bola. Kaio Jorge parte em contra-ataque, invade a área e chuta ao lado.
38 – Vitinho erra na defesa. O Santos tem contra-ataque de três contra dois defensores, mas Soteldo erra na cara do gol e perde grande chance.
41 – Gol do Santos. Marinho dribla Abner e cruza. Felipe Jonatan domina e chuta no ângulo.
44 – Jonathan cruza rasteiro. A bola atravessa a pequena área, com perigo.
49 – Nikão pega rebote fora da área, invade a área e chuta na trave.

Segundo tempo
1 – Contra-ataque. Cruzamento para Soteldo, que domina fora da área e chuta perto, ao lado.
8 – Pará chuta de fora da área. A bola vai ao lado.
16 – Carlos Eduardo invade a área, cai ao dividir com Luan Peres e pede pênalti. Lance polêmico.
34 – Soteldo cruza da ponta-direita. A bola chega até Carlos Sánchez, na área. Ele domina e chuta cruzado. Santos salva com os pés.
36 – Gol do Santos. Lançamento. Lucas Halter fura. Marinho parte livre, invade a área e chuta no canto.
42 – Gol do Athletico. Geuvânio faz boa jogada na ponta direita e cruza para Abner cutucar para o gol vazio.
43 – Abner enfia. Cittadini sai na cara do gol e chuta. O goleiro sai bem, por baixo, e abafa.
47 – Carlos Sanchez coloca Soteldo na cara do gol. Santos sai bem, por baixo, e defende.