
O Museu de Arte Contemporânea do Paraná será o primeiro museu do Brasil a apresentar o projeto Do It (faça em casa) ao público, até então inédito no país, numa parceria com o Independent Curators International (ICI), de Nova York.
Em 1993, o curador suíço Hans Ulrich Obrist, juntamente com os artistas franceses Christian Boltanksi e Bertrand Lavier, concebeu projeto expositivo baseado inteiramente nas instruções de um grupo de criadores, que poderiam ser seguidas por qualquer pessoa para criar obras temporárias durante o período de uma exposição. Do It (Faça) desafiou os formatos tradicionais de exposições, questionou o processo de autoria e defendeu a capacidade da arte existir para além de espaço tradicional, como uma galeria ou um museu.
Produzida pelo Independent Curators International (ICI), de Nova York (EUA), a versão do projeto, Do It (home) ou Faça (em casa), que agora se lança repensada para o momento de isolamento social que atravessamos, traz uma nova seleção de instruções que estão sendo distribuídas online por meio de mais de 30 espaços de arte que colaboram com a rede internacional do ICI.