Depois de registrar em 2018 a sua melhor venda por m2 dos últimos cinco anos, o Assaí voltou a apresentar resultados positivos no primeiro trimestre de 2019. A rede de atacado de autosserviço registrou um crescimento das vendas brutas de 25,6% nos três primeiros meses deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado, alcançando R$ 6,9 bilhões. Os números foram impulsionados pelas unidades inauguradas em 2018 e pelo forte crescimento ‘mesmas lojas’ – abertas há mais de 12 meses – de 10,7%. A empresa registrou ainda ganhos no fluxo de clientes de 14,8% e aumento de 2,3 ponto percentual de market share. Somente no primeiro trimestre deste ano, o Assaí emitiu mais de 100 mil plásticos do seu cartão de crédito próprio, o Passaí, ultrapassando a marca de 700 mil unidades. Hoje, as compras com o cartão da loja já representam 5% das vendas da rede, atingindo mais de 10% em algumas unidades.
Franquia
A Terra Madre – Orgânicos e Saudáveis, franquia pioneira de empórios especializados em produtos orgânicos e itens para saúde e bem-estar, traçou uma meta de crescimento importante para 2019. A rede – que tem 15 operações, contando as duas unidades recém-abertas em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul – planeja chegar à marca de 25 lojas até o final do ano. Isso significa que serão inauguradas pelo menos mais 7 franquias e 3 lojas próprias. O diretor de franquias aponta que o investimento para se tornar um franqueado Terra Madre – Orgânicos e Saudáveis varia entre R$ 280 mil e R$ 350 mil. A taxa de franquia é de R$ 42 mil e o capital de giro ideal é de R$ 30 mil. O retorno do investimento acontece dentro do período de 24 a 36 meses e cada unidade fatura até R$ 180 mil.
Prêmio ABF 2019
A Faculdade Inspirar conquistou, pelo terceiro ano consecutivo, o Selo de Excelência da Associação Brasileira de Franquia – ABF 2019. A premiação, que aconteceu no Word Trade Center São Paulo, valida ainda mais a excelência em educação que a Faculdade tem, por todo Brasil. Na foto, o presidente do Grupo Inspirar, Marcelo Marcio Xavier, e o vice-presidente de franchising, Ricardo Carneiro, durante a cerimônia na capital paulista.
* Volkswagen retoma 2° turno no Paraná e contrata 60 pessoas para acelerar a produção do T-Cross
* Broker Náutico aposta em licenciamento para seminovos e Megaiates para crescimento de 20%
* A sexta unidade da TASTY Salad Shop acaba de abrir as portas no Shopping Mueller. É a terceira franquia da marca em shopping center em Curitiba
* As vendas na Páscoa cresceram 1% em 2019 em Curitiba em relação a 2018 (aumento real, descontando a inflação nos últimos 12 meses que foi de 4,58%) e o consumidor gastou mais neste ano do que no ano passado. Estas são informações coletadas na pesquisa da Associação Comercial do Paraná, encomendada à Datacenso.
* A maior rede de corretores de seguros independentes do Brasil inaugurou a nova Unidade Rede Lojacorr Curitiba Água Verde. O local ampliará a atuação do mercado segurador na Grande Curitiba e Litoral, além de fortalecer a operação da marca no âmbito local.