
A Ford lança a picape Maverick, que chega importada do. O modelo será vendido em versão única, a topo de linha Lariat, e dotada do pacote off-road FX4, por R$ 239. O foco, para a fabricante, é o público que quer espaço e conforto de SUV, mas precisa da capacidade de carga típica das picapes.
O modelo vem para ocupar essa lacuna entre as intermediárias e as médias, sendo menor que a Ranger em dimensões e altura do solo. Nas medidas, são 5.073 mm de comprimento, 1.844 mm de largura, 1.733 mm de altura e 3.076 mm de entre-eixos. Sua plataforma é derivada daquela usada no Bronco, porém, com menos aptidões fora de estrada em relação ao SUV. A caçamba tem 1.344 mm de comprimento, 1.353 mm de largura e 516 mm de altura, oferecendo capacidade de carga de 617 kg, ou 943 litros de volume. Já a capacidade de reboque da Maverick é de 499 kg. Para trechos off-road, possui 218 mm de altura livre do solo, ângulo de ataque de 20,6º, ângulo de saída de 21,2º, ângulo de transposição de 18,1º e capacidade de imersão de 450 mm.
Na dianteira, o destaque fica com a grade preta com uma linha que abriga o logotipo da marca e interliga os faróis. Os faróis, aliás, tem luzes diurnas de LED na parte superior. A traseira chama a atenção pelo nome Maverick na tampa da caçamba, com a placa posicionada no para-choque e deslocada do centro.
A picape tem ainda dois ganchos para reboque na dianteira, além de gancho e espaço para engate de trailer na traseira. A picape vem com rodas de 17 polegadas em preto, calçadas por pneus 225/65 all terrain. Santantônio, estribos laterais, capota marítima, capota elétrica e extensores de caçamba integram a lista de 18 acessórios disponíveis.
O interior, o destaque são os detalhes em cobre, presentes no painel e nos puxadores de porta, por exemplo. Os bancos exibem revestimento em couro marrom, com ajustes elétricos. E embaixo do banco traseiro há um compartimento de 73 litros.
A cabine conta com duas telas, de 6,53 e 83 , e um seletor giratório que substitui a alavanca de câmbio. O conjunto mecânico traz o motor 2.0 EcoBoost turbo a gasolina com injeção direta, que entrega 253 cv de potência a 3.000 rpm e 38,7 kgfm de torque a 5.500 rpm. São 13 cv a mais do que no Bronco Sport, que traz o mesmo conjunto.
Segundo a Ford, isso foi possível graças à relação de diferencial mais longa na picape, o que possibilitou mudanças na calibração de motor e câmbio para chegar a esse ganho de 13 cv. O câmbio é automático de oito marchas, com sistema de tração integral AWD. Com esse conjunto, a aceleração da Maverick de 0 a 100 km/h é feita em 7,2 segundos, com velocidade máxima de 175 km/h.