Um alternativa sustentável para entregas de produtos vem ganhando as ruas de Curitiba. Inspirada nos bikers messengers de Nova York, a EcoBike Courier, empresa curitibana criada em 2011, já conta com 30 profissionais circulando por Curitiba. O negócio cresceu e, atualmente, a franquia está presente em outras dez cidades pelo País, incluindo Recife, São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre.

Com as quatro possibilidades de serviço ofertadas (fixo, delivery, esporádico e campanha), a empresa também agrega benefícios para o meio ambiente. Já evitamos a emissão de 17 toneladas de gás carbônico (CO²) ao longo desses anos, garante Victor Ferraz, franqueado da marca.

Além de contribuir para redução de impactos ambientais, empresários que optam por incorporar o serviço à rotina da organização visualizam, nas entregas, um caminho para reforçar a identidade da empresa. Atualmente o portfólio de clientes da empresa conta com empresas como: TNT, HCor, BRMalls, Amil, Panvel, Natura, SESC SP, Seguros Unimed e mais outros 100 clientes de diferentes segmentos do mercado.

Com o know how adquirido em Curitiba, cidade que sedia a primeira unidade, a empresa conta com bikers distribuídos em pontos estratégicos de cada região e ainda proporcionam o benefício da redução de 30% nos custos do serviço, quando comparado aos tradicionais. Os ciclistas da EcoBiker já pedalaram mais de 6 voltas ao mundo em entregas.

Seleção

O processo de recrutamento, por sua vez, é rigoroso e começa com uma entrevista presencial, para avaliar as nuances no relacionamento interpessoal, sendo concluído no treinamento teórico e prático, com base nas decisões do biker no trânsito.

A postura adotada pelo ecobiker no trânsito tem reflexo direto na interação com os demais usuários. Por isso salientamos algumas práticas de segurança, como só pedalar em calçadas que permitem bicicletas e nunca na contramão, e se atentar, ainda mais, para cruzamentos, travessias elevadas e faixas de pedestre, explica Ferraz.

A empresa já recebeu prêmios pela qualidade e filosofia dos serviços prestados. No ano de 2012 foi eleita uma das três organizações mais sustentáveis do país pelo Greenbest.