Valquir Aureliano – Folia dos Garibaldis e Sacis

Curitiba já entrou no ritmo da semana do Carnaval. neste domingo (24), o bloco Garibaldis e Sacis estreou a avenida do samba neste ano. A Marechal Deodoro, no Centro da Capital, recebeu milhares de foliões no evento pré-carnavalesco durante a tarde. Para a organização da festa, o trecho da Marechal Deodoro entre as ruas Marechal Floriano e João Negrão ficou bloqueado para a passagem de veículos até as 20 horas. Com mais de 20 anos de tradição em Curitiba, o bloco Garibaldis e Sacis é um dos eventos principais do Carnaval de 2019.

A programação do Carnaval de Curitibasegue durante a semana nas regionais. E no próximo final de semana, a Avenida Marechal Deodoro volta a ficar fechada ao trânsito para os desfiles das escolas de samba e dos blocos da Capital. O desfile das escolas de samba começa no sábado de Carnaval, das 15 às 17 horas. Na sequência, acontece o desfile das escolas do Grupo Especial, com a apresentação da campeã de 2018, a Mocidade Azul, e também da Acadêmicos da Realeza, Imperatriz da Liberdade, Leões da Mocidade e Enamorados do Samba. Também no primeiro dia ocorre a apresentação do tradicional bloco Rancho das Flores, formado apenas por idosos.

No domingo, a Marechal Deodoro recebe as escolas do Grupo de Acesso (Unidos de Pinhais, Império Real de Colombo, Internautas e Embaixadores da Alegria) e blocos carnavalescos. Toda a programação na Marechal Deodoro é gratuita. O resultado dos desfiles das escolas de samba sai na segunda-feira, com apuração no Memorial de Curitiba.

Regionais
Crianças e adultos das dez regionais administrativas de Curitiba terão oportunidade de ter contato com o samba. A Prefeitura vai realizar, a partir de hoje, oficinas de Carnaval com a participação da Banda Lyra e de integrantes de escolas de samba, que vão animar os gritos de carnaval pela cidade.

Hoje a atração será na Rua da Cidadania do Pinheirinho, a partir das 10 horas, e na Rua da Cidadania do Bairro Novo, às 15 horas. Amanhã, às 10 horas, na Rua da Cidadania do Boa Vista, às 13 horas Baile Rancho das Flores no Buffet do Batel e às 14h30 na Rua da Cidadania da CIC

Na quarta-feira, aas oficinas vão mpara a Rua da Cidadania do Cajuru às 10 horas e para a Rua da Cidadania Portão/Fazendinha, às 14h30. Na quinta-feira, a partir de 10 horas, na Rua da Cidadania Matriz, na Praça Rui Barbosa, e na Rua da Cidadania do Boqueirão às 14h30. Na sexta-feira na Rua da Cidadania de Santa Felicidade pela manhã e na Rua da Cidadania do Tatuquara às 15 horas.

Zumbis
Uma das atrações mais divertidas do Carnaval de Curitiba, o Zombie Walk no calçadão da Rua XV, acontece no dia 3 de março. Será a 10ª edição da marcha dos zumbis que tradicionalmente atrai milhares de pessoas ao calçadão da Rua XV de Novembro, em um percurso entre a Boca Maldita e a Praça Santos Andrade.