São Paulo, Santa Catarina, e… Paraná. São essas as 3 maiores potências regionais do poker no Brasil, e o clássico jogo de cartas tem mesmo vindo a ajudar a formar campeões no Estado. Apesar das complicadas limitações legais associadas com o poker no Brasil, o Sudeste brasileiro tem sido a casa das principais novas estrelas do poker brasileiro, sendo que os últimos 2 campeões mundiais da modalidade (de um total de 6 originários do Brasil) vieram da região de Paraná e Santa Catarina

A estrela do momento do poker do Paraná é o campeão mundial Yuri Martins, mas a região também é a casa de Day Kotoviezy, uma jogadora profissional de poker que tem vindo a ganhar notoriedade na cena brasileira por ser uma das mais bem-sucedidas entre as mulheres. Kotoviezy, tal como Yuri e vários outros profissionais do Paraná, vive exclusivamente do poker e participa com bastante frequência em torneios internacionais realizados no Uruguai, nas Bahamas, ou no México.

Yuri Martins, um campeão do mundo do Paraná

A maior conquista da carreira profissional de Yuri Martins aconteceu no Verão de 2019, quando este decidiu participar no evento #51 da WSOP. O WSOP, ou World Series of Poker, é o circuito profissional mais reputado do mundo do poker competitivo, e pode ser comparado ao Campeonato do Mundo de futebol pela sua importância e significância internacional. Ao contrário do Mundial de futebol, no entanto, a WSOP divide-se em torneios periódicos.
Esta não é a primeira vez que um jogador brasileiro se sagra campeão mundial de poker. A bracelete que Yuri Martins conquistou em 2019 é a sexta obtida por um jogador de poker profissional brasileiro. Para além do prestígio, a vitória de Yuri valeu-lhe um prémio muito interessante de mais de $213 mil dólares. Seu torneio foi marcado por muitos altos e baixos, sendo que Yuri chegou mesmo a estar perto da eliminação. Felizmente, o brasileiro conseguiu chegar na mesa final (que reúne os 10 últimos participantes do torneio) e destacar-se da concorrência para se tornar no grande vencedor.
Murilo Figueiredo, outro jogador profissional brasileiro, já tinha vencido uma bracelete na edição de 2019 do WSOP, que foi por esse motivo a primeira que contou com mais do que uma bracelete brasileira. Um claro sinal de que o clássico jogo de cartas conta não só com adeptos fanáticos como com talentosos praticantes em território nacional.

O poker no Brasil

Falar do poker no Brasil pode ser complicado. Se por um lado os jogos de sorte e azar não estão devidamente regulamentados no Brasil, por outro lado existe uma excitante comunidade trabalhando no sentido de promover o jogo. Num mercado com milhões de potenciais jogadores, o destaque dado a talentos como Yuri Martins ou Day Kotoviezy não é de hoje. Os brasileiros foram uma das primeiras nacionalidades a destacar-se na cena internacional do poker, ganhando destaque numa realidade que costumava estar associada a jogadores vindos de grandes centros mundiais do poker, como os países do Norte da Europa e, principalmente, os Estados Unidos.
Não é por acaso que um dos mais famosos jogadores de poker do mundo é brasileiro. André Akkari foi o primeiro brasileiro a destacar-se fora do país e um dos 6 brasileiros que se sagrou campeão do mundo do WSOP. O paulista é não só um talentoso jogador, como um activo promotor do poker. Hoje em dia, ele é tão reconhecido por suas habilidades na mesa de jogo como pela sua promoção do jogo através da Internet e de outros meios de comunicação. Altamente aberto ao contacto com os fãs, Akkari é responsável por passar diversas dicas a uma jovem comunidade de jogadores que, de certo modo, aprendeu com ele como jogar poker correctamente. Ele é sem dúvida o jogador profissional de poker mais influente do Brasil.

A importância do poker online

Mas como se pode explicar que, num país onde o poker ainda é visto por muitos como uma actividade perigosa e ilegítima, exista uma comunidade tão forte e com tantos talentos? A explicação passa pelo poker online. Embora não existam sites de poker localizados em território nacional, os jogadores brasileiros têm acesso a vários serviços estrangeiros onde podem praticar jogando contra jogadores de todo o mundo. Foi através do poker online que uma comunidade de jovens jogadores brasileiros cresceu, com especial incidência no Paraná e em São Paulo. O poker online abriu suas portas a todos os jogadores que procuravam testar suas capacidades, mas não tinham acesso a jogos ou torneios físicos. Foi essa comunidade, que começou por ser online, que eventualmente deu azo à criação dos primeiros sistemas oficiais do poker brasileiro, que têm vindo a crescer e a ser postos em prática.

No Paraná em particular, o poker brasileiro tem demonstrado que tem “pernas para andar”, e que pode vir a tornar-se num caso sério. O poker pode não fazer parte da tradição brasileira, mas não temos dúvidas de que já faz parte da sua cultura.