Franklin de Freitas

Na véspera da realização do vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR), o site para consulta do ensalamento ficou por algumas horas na manhã deste sábado (12)  fora do ar, deixando os candidatos desesperados. De acordo com informações da universidade,  houve rompimento de cabo de internet causa do por furto de fios. O site voltou ao ar por volta das 12h50. 

Estão inscritos para o vestibular da UFPR neste domingo (3), 42.598 candidatos, que disputarão 5.340 vagas em 125 cursos de graduação. Metade das vagas é destinada para ampla concorrência e a outra metade, para candidatos que fizeram o ensino médio integralmente em escolas públicas. Dentro dessa parcela de vagas estão as cotas para pessoas de baixa renda, pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência. A ocupação das salas de prova será de apenas 70% da capacidade física, devido à pandemia de Covid-19. Os portões dos locais de prova serão abertos às 12h30 e às 13h30 todas as portas de acesso às salas serão fechadas.

A prova também será utilizada para seleção de candidatos para os cargos de Cadete Policial Militar e Cadete Bombeiro Militar da Polícia Militar do Estado do Paraná, processo seletivo com 70 vagas.

Os candidatos serão distribuídos em 2.884 turmas, além de 30 turmas de atendimento especial. Por causa das medidas de prevenção exigidas pela pandemia de Covid-19, a ocupação das salas de prova será de apenas 70% da capacidade física.

Ao todo, serão 40 locais de prova nas cinco cidades e 4.543 colaboradores atuando na realização do processo – desde a logística até a aplicação da prova.

A prova tem início marcado para as 14 horas e terá 5h30 de duração. Serão 60 questões objetivas e uma prova de compreensão e produção de textos, composta de um texto dissertativo-argumentativo sobre tema atual. O gabarito deve ser preenchido com caneta esferográfica transparente escrita grossa de tinta preta. Os candidatos também devem levar lápis, apontador e borracha.

Os candidatos só poderão deixar as salas decorrida 1h30 do início da prova – ou seja, a partir das 15h30. Só poderão levar consigo o caderno de provas os candidatos que deixarem as salas a partir das 17 horas.