Um forte terremoto de magnitude preliminar 5,9 atingiu o estado americano da Virgínia na tarde desta terça-feira (23), às 13h51 locais, 14h51 de Brasília As informações são do Serviço Geológico dos EUA.
O epicentro foi localizado entre as cidades de Charlottesville e Richmond, a uma profundidade de 6 quilômetros, considerada rasa, segundo a agência americana.
O tremor foi sentido na capital, Washington. Os prédios do Pentágono e do Capitólio foram esvaziado. Funcionários acreditaram se tratar de uma bomba, segundo a rede de TV americana CNN.
Ainda não havia relato sobre danos ou vítimas.
Segundo a rádio Bandnews, o tremor também foi sentido em Nova York, especialmente na região sul da cidade.
A CNN diz que o serviço de telefonia móvel foi interrompido em Nova York, onde partes de Manhattan também foram esvaziadas. O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) registrou o tremor inicialmente como magnitude 5,8, mas em seguida revisou para 5,9. O instituto registrou o terremoto às 13h51 (14h51 em Brasília) e com profundidade de apenas 6 km –quanto menor a profundidade, maior a chance dos efeitos serem sentidos.
O USGS registra o epicentro do tremor a 6 km de Louisa e de Mineral, na Virgínia, e 134 km de Washington.
Segundo as agências de notícias, contudo, o tremor foi sentido ainda em Filadélfia, Nova York, Pensilvânia, Ohio e até o resort de Martha’s Vineyard, onde o presidente Barack Obama passa suas férias.