A cidade de Palmas, na divisa do Paraná com Santa Catarina, registrou a ocorrência de neve na manhã desta terça-feira (2).

Segundo os moradores, foram duas nevadas: uma logo pela manhã e outra por volta de 10 horas. A cidade fica a 1.333 metros de altitude e está distante 370 quilômetros de Curitiba.

É uma das cidades com temperaturas mais baixas do Paraná. A média anual é de 15 graus °C, e na manhã desta terça os termômetros marcavam 3 graus negativos no momento da nevada.

“Foram duas nevadas seguidas”, disse a dona de casa Angela Maria de Morais.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para as condições meteorológicas favoráveis à ocorrência de neve nas próximas horas também na serra nordeste do Rio Grande do Sul e no planalto sul de Santa Catarina.

“A probabilidade aumenta à noite e na próxima madrugada com a chegada do ar frio mais forte que agora pela manhã está no oeste do estado – disse o meteorologista Flávio Varone.

Previsão – A previsão para esta terça é de mais chuva nos três estados da Região Sul, além da queda acentuada de temperatura e ventos fortes causados pelo ciclone extratropical que está no litoral.

Os ventos, principalmente no norte do Rio Grande do Sul, litoral sul de Santa Catarina e nas regiões serranas devem chegar a 100 quilômetros por hora.

Segundo o meteorologista, os termômetros devem oscilar entre 1 grau °C e 18°C. As mínimas até agora foram registradas em Urubici, Santa Catarina, 2,3°C, e em Clevelândia, no Paraná, 3°C.

Segundo o Simepar, a previsão é de geada em Palmas nesta quarta-feira (3).
O Globo