Talvez uma das poucas verdades, dentro desse imbróglio que se tornou a gripe H1N1, é que ninguém sabe direito o que está acontecendo. As informações são totalmente desencontradas. A cada dia que passa nos sentimos mais desinformados. Principalmente os números divulgados destoam da realidade que a população vivencia. Os números de óbitos, devidos a tal gripe, mudam diariamente. É divulgado um número “x” e, no dia seguinte, vem uma nova notícia: “não é mais o número x, agora é o numero y”. Enquanto tudo isso ocorre, nós, cidadãos, ficamos totalmente à mercê da situação.
H1N1 (II)
Em entrevista, o Ministro José Carlos Temporão, garante que as medidas para o controle da doença serão mudadas. Em outra, diverge de tudo que havia dito. Um exemplo claro foi o uso do medicamento Tamiflu, até agora, a única forma divulgada, de tratamento eficaz contra a H1N1. Temporão afirma que o ministério possui reservas que podem garantir o tratamento dos doentes, mas ele prefere não distribuir para não causar um tumulto. Pode? Possuímos o medicamento mas não devemos usar. Incoerência total!
H1N1 (III)
Boatos proliferam nesse momento. E-mails aterrorizantes assustam a população. E isso ocorre pelo fato de não podermos confiar nas notícias dadas. Não temos confiança nas afirmações das pessoas competentes, as quais deveriam mostrar conhecimento de causa, visando esclarecer os fatos ao povo. Vamos ver até onde isso vai!
Surpresa (I)
A pesquisa Vox Populi, divulgada durante a semana, leva a uma conclusão: o Governador Roberto Requião sabe como ninguém disputar eleição. Ano que vem, como todos sabem, são duas as vagas para o Senado. Na pesquisa aparece Requião com 43%, bem na frente da segunda colocada, Gleisi, com 15%. Mas, o interessante da pesquisa, foi o índice de rejeição dos candidatos. Requião, com tudo que já passou, está com 8%. Atrás de Abelardo “Beca” Lupion, com 19% e Gleisi com 10%.
Surpresa (II)
Mas quem também comemorou a pesquisa foi o Deputado Ricardo Barros. Como serão dois votos que todos nós teremos ano que vem para o Senado, a pesquisa também sondou o segundo voto. Neste caso ele aparece com 17%. Perde apenas para Requião que lidera com 19%.
Frase da semana
“Não tenho nada a temer. A partir de agora, tenho inclusive a obrigação de ser mais duro ainda.”
(do Presidente do Senado, José Sarney, logo após seu tão aguardado pronunciamento, na última quarta-feira)
Sobe
A janela da infidelidade volta a ser discutida abertamente no Congresso Nacional.
Desce
Os fumantes estão ficando cada vez mais isolados. Projetos contra o fumo estão pipocando em todo o Brasil.