A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Paraná (ABIH-PR) realizou uma pesquisa entre seus associados e concluiu que a taxa de ocupação nos dias de jogos da Copa do Mundo em Curitiba chegou a 68%. Houve crescimento nos dias 16, 20, 23 e 26 de junho devido à vinda dos torcedores que deixaram para chegar à cidade apenas no dia das partidas.

De acordo com o presidente da entidade, Henrique Lenz César Filho, o número representa um aumento expressivo em relação aos anos anteriores. A rede hoteleira de Curitiba e Região sofre com a baixa procura nos meses de junho, quando sempre tivemos uma ocupação variando entre 30% e 40%. Desta vez, por causa dos brasileiros e turistas que vieram para cá, os números são satisfatórios, avaliou.

O levantamento ainda apontou que a taxa de ocupação média durante toda a Copa, ou seja, o período compreendido entre os dias 11 de junho e 13 de julho será de 52,5%, enquanto a ocupação da rede hoteleira durante os dias em que Curitiba sediou jogos (de 13 a 30 de junho) chegou a 58,5%. Henrique Lenz Cesar Filho disse que tem motivos de sobre para comemorar: Eu quero Copa todos os anos!.

A pesquisa foi feita entre os dias 20 e 27 de junho e ouviu 34 dos 44 associados da ABIH-PR. Donos e gerentes de hotéis foram orientados a responder o questionário com base nos números das reservas feitas e ocupadas nos períodos acima citados.

O relatório final traz ainda outras conclusões a respeito da ocupação hoteleira:

– Maior procura por hotéis 2 estrelas: Argélia x Rússia (64%);

– Maior procura por hotéis 3 estrelas: Austrália x Espanha (77%);

– Maior procura por hotéis 4 estrelas: Austrália x Espanha (75%);

– Maior procura por hotéis 5 estrelas: Irã x Nigéria (68,5%);

– Menor procura geral: Irã x Nigéria (58,8%);

– Maior procura geral: Austrália x Espanha e Argélia x Rússia (69,2%);

– Maior procura segmentada: hotéis 3 estrelas Aus x Esp (77%);

– Menor procura segmentada: hotéis 2 estrelas Irã x Nigéria (50%); e

– Nenhum segmento ficou com a taxa de ocupação abaixo de 50%.

A pesquisa foi importante para mostrar também que a eliminação precoce da Espanha diminuiu a vinda de brasileiros e turistas, mas por outro lado a disputa por vaga na próxima fase aumentou a procura no dia do jogo entre Argélia e Rússia. E as taxas de ocupação dos dois jogos foram iguais, ponderou Lenz César.

Para o diretor do San Martin Hotel, Jacques Schinemann, a rede hoteleira de Curitiba está preparada para receber os turistas em grandes eventos: A estrutura de Curitiba é proporcionalmente a maior do país das cidades sem praia, com quase 200 hotéis disponíveis. Ele destaca ainda os benefícios da rede hoteleira: Curitiba tem a melhor estrutura, o melhor atendimento, o melhor serviço e os preços mais atrativos.