A partir do dia 30 de julho começa uma Campanha institucional da ABRABAR com apoio das principais empresas e companhias fornecedoras do setor onde será apresentada nos principais meios e veículos de comunicação para expor sua posição e manifestação referentes aos projetos de leis que pretende regular/restringir as atividades industriais, comerciais e de serviços junto à categoria, fornecedores e clientes/consumidores. Atualmente o segmento trabalha muito na defensiva e aos poucos esta revertendo à situação. A entidade entende que o bom senso e a razoabilidade devem nortear o trabalho do legislativo e executivo, experiências para o lado da radicalização escondem mazelas para importantes situações a serem combatidas, por isso a reação do segmento.
Articulação
O objetivo é alertar e solicitar que a energia do poder legislativo e executivo seja concentrada as prioridades da sociedade como a clandestinidade, pirataria e ações ilícitas, e não em questões de livre arbítrio, da livre iniciativa e constitucionais. Pois o mais importante que fazer leis é discuti-las com a sociedade, principalmente da viabilidade e conseqüências e para que quando criadas elas sejam cumpridas. Consiste em divulgar o trabalho da associação em defesa da classe e da indústria fornecedora. Principalmente demonstrar a atuação da Abrabar nos legislativos estaduais e municipais do Paraná, órgão governamentais e privados em que leis e medidas são tomadas contra o setor produtivo nas cidades pólos do estado.
Toque Cor de Rosa no PV
O Partido Verde tem novo comando e uma nova presidente que será a Deputada Federal Rosane Ferreira, com base na cidade de Araucária, fato inédito na sigla e a consagração de renovação na sigla, no histórico da nova presidente tem o recorde de ser a primeira a deputada estadual da legenda, foi candidata a prefeita de Araucária e conseguiu ser a primeira congressista da legenda, mas a grande sacada foi a permanência do atual ocupante da Secretaria geral que continuará com Chico Caetano, um dos coordenadores da explosão verde no Paraná e referência nacional. Com a decisão freia a saída de vários parlamentares, entre eles o deputado estadual Roberto Aciolli.
Luta Nacional do PV
Com a mudança sinaliza os anseios de Marina Silva, bem como do deputado federal Alfredo Sirkis que ameaça abandonar o barco. Vale ressaltar que com a mudança o PV do Paraná também ganha fôlego e atuará na linha da independência, o que possibilitará a entrada de novos filiados e do sonhado ingresso do ex-deputado Gustavo Fruet (PSDB) que é disputado a machada pelo PMDB, PDT e PSC e esperando na boa o PSD. O registro da nova direção será sexta-feira(24/06) no TRE e a posse será na segunda-feira dia 27 de junho de 2011, na sede do partido.
Detran/PR na contra mão Federal
A Receita Federal realiza periodicamente leilões objetivando vender em hasta pública bens que foram apreendidos e que tiveram o seu perdimento em favor da União Federal. Entretanto, de uns tempos para cá o que vem acontecendo é que o arrematante de posse das guias de arrematação fornecidas pela Receita Federal ao solicitar a transferência de veículos junto ao Detran do Paraná encontra a recusa do órgão de trânsito que não aceita levantar o gravame fundamentando-se principalmente na exigência do pagamento de impostos devidos ao Estado do Paraná.
Assustando interessados
Com essa atitude os arrematantes ficarão assustados e afugentar-se-ão dos leilões da Receita Federal porque quem adquire o bem deve ter a certeza que não haverá óbices por ocasião da transferência ou emissão dos documentos do bem arrematado. Nesses casos, informa o advogado Nivaldo Migliozzi, que o único caminho para restabelecer o direito do adquirente é a via judicial através de Mandado de Segurança, com fundamento no art. 29, do Decreto Lei n. 1455/1976, incluído pela MP n. 497/2010.
Ação judicial
Segundo o advogado essa medida determina aos órgãos de trânsito o dever de promover a desvinculação de multas, encargos, débitos fiscais ou baixa de quaisquer gravames ou restrições financeiras e administrativas do veículo com pena de perdimento administrativo. Segundo Migliozzi o Detran do Paraná ainda descumpre o determinado pelo Denatran em sua circular de n. 45/2011 que determina ao órgão de trânsito paranaense para que atente para o cumprimento da legislação federal vigente.
Litoral em Alerta
O Feriado promete ser bem movimentado no litoral paranaense, embora tenha começado no meio da semana, é hoje que muita gente segue em definitivo ou dá seqüência no bate e volta. O que já é motivo de comemoração para os proprietários de hotéis, restaurantes e prestadores de serviços, a matemática é simples, o movimento esperado é o dobro de um final de semana normal, com isto o resultado financeiro do final do mês passa a ser positivo, pois em meses de baixa temporada e inverno é de costume o comerciante no máximo suas receitas empatarem, mas a grande maioria termina o mês com o balanço em vermelho.
Expectativa
As previsões é que tenham um feriado com visitantes bem distribuídos em todas as cidades do litoral e na Ilha do Mel, isto porque até os restaurantes das cidades mais afetadas com as chuvas de março em Morretes e Antonina, já apresentam movimento crescente e este feriado será um forte energético para o movimento se aproximar da normalidade.
Audiência pública em prol do Litoral
Está reservado o plenário de reuniões da Assembleia legislativa, no dia 13 de julho para discutir os anseios e investimentos para o restante do ano e a alta temporada, já que comenta-se que possivelmente não será mantida a operação de governo Viva o verão na temporada, como em anos anteriores o que já tem preocupados muitas entidades e prefeituras do litoral paranaense, bem como para cobrar as ações e projetos prometidos a comunidade litorânea na eleição de 2010.
Sobe
A competência e o trabalho silencioso de Juraci Barbosa Sobrinho na agência estadual de fomento, órgão encarregado de atrair e viabilizar o desenvolvimento econômico e social do Paraná. Parceria certa com o terceiro setor.
Desce
A intenção de sacramentar o segredo de despesas com os gastos da Copa do mundo/14 e olimpíadas/16, praticamente elevou a desconfiança e a vergonha que passaremos com as realizações dos eventos no País.