ROBERTO DIAS, ENVIADO ESPECIAL RIO DE JANEIRO, RJ – É do holandês Van Persie o gol mais bonito até agora nesta Copa, na opinião de Zico. O ex-jogador visitou a seleção holandesa nesta quinta-feira (26), no CT do Flamengo, base da equipe no Mundial.
Depois do treino, Zico conversou com os jogadores e com o técnico Louis van Gaal e ganhou uma camisa da Holanda com seu nome e autografada pelos atletas. Ele elogiou longamente o peixinho de Van Persie ao marcar o primeiro dos dez gols da Holanda nesta Copa, no jogo contra a Espanha.
Disse que a jogada teve alto grau de dificuldade e que o atacante mostrou “inteligência e visão de jogo”. “Um atacante precisa estar atento a tudo. Antes de a bola chegar ele já tinha olhado para o goleiro”, disse Zico. “Não é fácil você dar uma cabeçada daquela quase de fora da área. Ele viu que ia ser difícil dominar com o [goleiro espanhol] Casillas saindo e deu aquele mergulho. Dar um mergulho e ainda impulsionar a bola do jeito que ele impulsionou, o grau de dificuldade é muito grande.”
Com 61 anos e três Copas disputadas como jogador, Zico não quis comparar o nível desse Mundial ao de outras edições, mas elogiou a qualidade das partidas.
“A Copa tem sido muito boa para todos, grandes jogadores se apresentando bem. Está mostrando que aqueles que estão bem preparados, correndo os 90 minutos e lutando estão tendo a felicidade de passar à frente.” Para Zico, a seleção brasileira está “crescendo na competição” e ainda pode melhorar.