Chega o momento em que o parlamento, judiciário e executivo deve seguir a máxima da liberdade individual e do livre arbítrio, sem querer tutelar a vida do cidadão e o tratando como infantil, praticamente tornando seu babá, mas é a hora da verdade da cidade de Curitiba ter um grande teste para a sua população e para os visitantes do dia a dia e os turistas da Copa do mundo de 2014. Sempre é fácil cobrar e exigir das pessoas jurídicas e físicas da iniciativa privada, mas nunca reconhecem quando o poder público está equivocado ou agindo de má fé.

Desafio e aplicação
Os cidadãos correm o risco de viver de forma patrulhada com os direitos cerceados. A partir desse semestre dois projetos de lei em andamento na Câmara Municipal de Curitiba vão discutir os direitos fundamentais garantidos na constituição aos simples mortais e que tratam de assuntos polêmicos um deles é que trata sobre proibição de fumar em locais abertos como parques e praças, o detalhe é que a multa será paga pela prefeitura e o outro também proíbe o consumo de bebidas alcoólicas em locais não autorizados como parques, praças e logradouros públicos, o que será o grande desafio da aplicação e cumprimento.

PMDB de Arapongas vai se esvaziar
O presidente estadual do PMDB/PR, o deputado estadual Valdir Pugliesi esta correndo risco de segurar o bastão da legenda sozinho na sua base, já que existe um movimento dos filiados, detentores de mandato e dirigentes do partido na cidade de Arapongas decididos a trocar de legenda, devido a insistência do atual presidente estadual em concorrer a prefeitura, abrindo mão da renovação e oportunidade de novos nomes em oxigenar a política local.

Gustavo e a onda
No México a hola ficou conhecido nos campos da copa do mundo de 86, quando os torcedores seguiam quem puxava a onda. Na eleição de 2012 não será diferente, muitos candidatos a vereador esperam a compasso de espera a movimentação do ex-deputado federal Gustavo Fruet para definir sua filiação e as possíveis coligações que serão desenhadas e definidas. Portanto quem acha que o cenário político de filiações esta em correria esta assentado, não imagina aflição de muitos.

Audiência pública compras coletivas
O deputado federal João Arruda (PMDB) conseguiu aprovar e convocar audiência pública para tratar sobre o projeto de lei de sua autoria que pretende regulamentar os sites de compras coletivas, através da comissão de indústria, comércio e desenvolvimento econômico e terá como convidados as entidades ligadas ao turismo, comércio e serviços e entidades de defesa do consumidor. O projeto de lei sobre o assunto foi pontuado e sugerido pela ABRABAR e também corre na ALEP através do deputado estadual André Bueno(PDT)

Sonho das Empresas
A luta de muitas empresas no Paraná é a redução da alíquota de ICMS, já que aqui algumas faixas estão acima da média, a indústria da bebida alcoólica, tabaco, energia elétrica e as telefônicas são as grandes contribuintes acima da média nacional, muitos projetos na assembleia legislativa do Paraná visam conceder anistia, isenção ou redução dos valores e muitas empresas serias e que gostariam de investir ou ampliar atividades no estado, mas devido o privilegio de alguns setores que foram e são sempre beneficiados com as benesses do estado ou do parlamento estão com os dias contados a padronização em vista e a recente decisão do STF na guerra fiscal

Fim da Guerra fiscal divide opiniões
O Posicionamento do Instituto Brasileiro de planejamento tributário é firme e de bom senso, já que a reforma tributária brasileira começa a ser articulada aos poucos. O Ministro da Fazenda, Guido Mantega, se reuniu com os governadores dos estados das regiões sul e sudeste do Brasil, no último dia 18 de maio, para tratar do fim da chamada Guerra Fiscal. A intenção do governo é diminuir gradativamente a cobrança do ICMS, para evitar que os governos estaduais usem seu poder sobre esse importo para atrair investimentos. O Paraná é um dos estados brasileiros que mais arrecada com ICMS. Segundo dados da Agência Senado, o estado arrecada, junto com São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, mais de 60% do imposto em relação ao resto do país. Por isso, o governador Beto Richa pediu a criação de um sistema para compensar os estados. Ele declarou ser possível chegar a um acordo com o Ministério da Fazenda, já que as perdas para o Paraná serão pequenas e poderão ser suportadas com alguma compensação federal.

Sobe
A decisão do STF que garantiu a marcha da maconha como um ato de garantia de liberdade de expressão, sobrepondo as discussões religiosas. Uma grande vitória da democracia!

Desce
Infelizmente em nosso País a energia do poder público não está consonância com os anseios da população, a energia já esta empenhada e engajados na eleição municipal de 2012.