Época de Copa do Mundo é uma época de segurança no Quênia. Na cidade de Kisumu, a criminalidade registrou uma queda drástica nos últimos dias. Segundo a polícia, a redução se deve ao fato de que os criminosos estão agora muito ocupados assistindo ao Mundial.

Em entrevista ao jornal The Star, David Ng’etich, um oficial da polícia do município, afirmou que agora os joven têm alguma coisa com o que se ocupar. Por isso não se dedicam a atividades criminosas, declarou.

Musa Kongoli, chefe de polícia de Kisumo, afirmou que desde o dia 12 de junho, quando começou a Copa do Mundo no Brasil, nenhum caso muito grave foi registrado. A única exceção foi uma confusão envolvendo uma discussão futebolística, que acabou com um policial disparando contra um apaixonado em uma loja.

Apesar dos bons resultados recentes – que também podem ser atribuídos ao fato de as autoridades locais terem investido em iluminação pública e câmeras – a polícia não pretende parar com as patrulhas policiais. A esperança, porém, é que haja paz mesmo após o Mundial.