Com a expectativa de vender pelo menos 15 toneladas de peixes na Semana Santa, a Prefeitura de São José dos Pinhais promove nesta quarta e quinta-feira (20 e 21) a 19ª Feira do Peixe Vivo. O evento acontecerá simultaneamente em três locais: na Praça do Verbo Divino, no Parque da Fonte e no bairro Santos Dumont IV (em frente à Frutaria Delamar). A arrecadação será para os próprios produtores participantes do Programa de Piscicultura da Prefeitura, que recebem os alevinos e acompanhamento técnico da Secretaria e da EMATER, explicou Pedro Persegona, secretário municipal de Agricultura.

A Prefeitura também fornece toda a estrutura física para que a feira aconteça. É a terceira vez que participo da Feira e levarei cerca de três toneladas de peixe para vender, disse Paulo Serafini. O produtor cria peixes há cinco anos e também participa do Programa de Piscicultura da Secretaria. No ano passado, recebi 5 mil alevinos. Além dessa economia, o acompanhamento técnico é fundamental para que nosso trabalho melhore, destacou Paulo.

Além de fornecer os alevinos e dar assistência técnica, a Prefeitura fornece máquina para reforma de tanques e ajuda os produtores na comercialização dos peixes. A única exigência para que os piscicultores possam participar da Feira é que ofereçam à comercialização, no mínimo, 300 quilos de peixe, ressaltou Persegona.

Durante quarta e quinta-feira, a partir das 9h, os consumidores poderão comprar peixe fresco, direto do produtor. Serão oferecidas espécies como tilápias, bagres, carpas, pacus e traíras a preços acessíveis, informou Ana Maria Barbosa, medica veterinária da Secretaria de Agricultura.

Quem for à Praça do Verbo Divino, além de encontrar peixes frescos bem abaixo do preço de mercado, terá a opção de levá-lo vivo ou já limpo para casa. Para quem optar pelo peixe limpo, haverá um ponto onde produtores farão este trabalho nos dois dias de evento. O peixe custará, em média, R$ 8 (oito reais) o quilo. Para limpá-lo, o custo será de R$ 1 (um real) por quilo, falou Ana Barbosa. Também haverá, entre os atrativos, uma praça de alimentação com produtos à base de peixe, como o sashimi.