O ano promete ser agitado na assembléia legislativa do Paraná, estão prontas e faltando somente o inicio dos trabalhos da casa duas instalações de Comissões de Investigação. Além de terem de decidir qual terá inicio primeiro, uma das principais dúvidas está entre ser Especial ou Parlamentar, a diferença é que entre elas uma tem poder de convocação e de prisão e a outra de esmiuçar assuntos de pouco conhecimento do grande público. Entre os assuntos pautados para investigações é o Grampo de conversas telefônicas de pessoas físicas e jurídicas, especialmente de autoridades, segundo o Conselho Nacional de Justiça o Paraná é o terceiro no ranking de grampos e a outra que promete muita polêmica, apesar de pouca visibilidade da mídia é a situação da recuperação judicial das empresas, as chamadas Massas Falidas que ainda tem muitos questionamentos não resolvidos, mas pouco esclarecimento e divulgação de ações e procedimentos as partes interessadas.

COMISSÃO PERMANENTE
Com a definição da presidência de duas importantes comissões da Assembleia, CCJ e Agricultura, respectivamente Nelson Justus (DEM) e Hermas Brandão Junior (PSB), começa agora a disputa por mais duas importantes comissões da Casa: Orçamento e Segurança, mas entre elas tem a disputa acirrada, no orçamento Nereu Moura (PMDB) que continuar na presidência, mas o Democrata Elio Rusch (DEM) promete disputar o posto. A segurança não é diferente, Mauro Moraes que já foi presidente e destituído no Governo Requião tá na parada, mas tem uma disputa indigesta com Roberto Aciolli (PV) que foi presidente da Comissão da Câmara municipal de Curitiba e é o seu grande mote eleitoral. Outra que promete briga boa é a do Meio Ambiente entre os ex-Secretario Cheida (PMDB) e Rasca Rodrigues (PV).

ASSUNTO ESVAZIANDO
Muito boa e valida colocar em discussão a sucessão da Assembleia, infelizmente foi a tentativa de rebelião dos que não foram atendidos em seus pedidos no novo governo e os que terão seus privilégios cortados na nova administração da Assembleia, quase conseguiram tornar um factóide em realidade, tenho que reconhecer que foi muito bem orquestrado, tanto que o assunto começou por aqui pautando os demais blogs e colunas, mas quando começaram colocar em fria e plantar a discórdia entre os membros da chapa formada pelo Rossoni (PSDB) o tiro saiu pela culatra, deixou alguns deputados revoltados porque usaram indevidamente seus nomes, resultado mesmo que fosse para valer ninguém queria ter indigestão.

Vencedores
Com o recesso dos poderes legislativo e Judiciário e falta de assuntos relevantes e picantes na política. Os grandes vencedores da história foi o ex-presidente da Assembleia e do Tribunal de Contas, Hermas Brandão que mostrou que mesmo não tendo assento na casa seu nome é sinônimo de eterno poder e o iluminado Nelson Garcia (PSDB) que soube como ninguém ajudar manter o suspense e saiu como liderança e porta voz dos descontentes, sem querer também sobrou brilho e gás de influência para Evandro Jr.(PSDB) e Hermas Brandão Jr.(PSB). Quem mais uma vez mostrou que tem a habilidade de poucos e não é a toa que é o Bookmaker da casa, não quis a cadeira por hora, mas será o dono do cassino em 2013, isso ninguém tira dele e não vai ser se não quiser. O Mestre das Sombras Alexandre Curi (PMDB)

Articulação de Ducci
Enquanto o noticiário explode com a operação Dallas, eleição na ALEP e os 30 dias do governo estadual e federal, quem vai costurando e tricotando nos bastidores é o prefeito Luciano Ducci (PSB) já tem fila de partidos agendados para discutir alianças para 2012, a preferência são os partidos aliados de primeira hora da eleição do governo do Estado, um dos que estão aguardando é o PTC estadual e os demais ansiosos pelas conversas são os futuros candidatos a vereador, já que precisam planejar suas campanhas, ate pelas coligações.

Fracionamento de Estacionamento em vigor
A imprensa comeu bola quando começou discutir um assunto que já foi aprovado na assembléia legislativa do Paraná é a chamada lei do fracionamento do pagamento de estacionamentos. Noticiaram o projeto de lei do vereador Pedro Paulo de Curitiba que trata do assunto em Curitiba, mas esqueceram de uma que já foi promulgada no dia 11/01/11, com numero da lei 16.785/11 de autoria do Deputado Elio Rusch (DEM). A medida teve o apoio da ABRABAR e vale para todo o Estado e esta em pleno vigor.

 Fala Serio
O governador Beto Richa (PSDB) pelo visto decidiu exorcizar a famosa Casa oficial do Canguiri, não vai ficar por lá enquanto não for feito o descarrego do local ainda mais com a fama e o astral negativo do descanso e moradia do ex-governador. É bom lembrar que o atual governador é famoso freqüentador da república de Porto Belo, por conseqüência outro local que ficará desabitado pelas presenças das nobres autoridades é a ilha de cobras, desse jeito é melhor deixar ambas abertas para visitação dos contribuintes e transformá-las em museus, deveria seguir exemplo do campo Federal Palácio do Planalto, Itamaraty e Congresso Nacional que são abertos para Tour de turistas Brasileiros e Estrangeiros nos fins de semana.

Sobe
Os pedidos de aposentadoria de ex-governadores é uma clara disposição de que nunca mais tentarão ser governador de Estado, pelo menos aqui no Paraná, qual teria coragem depois de enfrentar o público e eleitor em uma disputa eleitoral. Pelos menos é uma atitude que garante renovação na política local!

Desce
Está se repetindo o que ocorreu logo no inicio do governo Requião 2003/2010, uma onda de prisões, mas agora é com gente que o próprio ex-governador defende com unhas e dentes. Será que terão mais prisões em outros órgãos e repartições de gestões passadas? A pergunta que fica é, será que toda vez que troca governo é quando o povo sabe de informações ate então veladas e a policia começa e pode trabalhar de verdade com a realidade dos fatos?.