Quem tem medo de Virginia Woolf? é um daqueles textos clássicos que nos levam ao teatro. Escrito em 1962 pelo norte-americano Edward Albee, considerado um dos maiores dramaturgos do teatro moderno, o texto tem sua quarta montagem no Brasil com Zezé Polessa, Daniel Dantas, Ana Kutner e Erom Cordeiro no elenco. Sob a direção de Victor Garcia Peralta, o espetáculo faz parte da Mostra 2014 do Festival de Teatro de Curitiba.

Quando li a peça fiquei encantadíssima, é um texto com estrutura dramática perfeita e impecável composição dos personagens, revela a produtora e atriz Zezé Polessa. Meu primeiro pensamento nesta leitura foi: ‘esta peça está pronta, só preciso me encaixar neste texto maravilhoso’. E foi a partir daí que, há três anos, Zezé começou a trabalhar na produção e na formação da equipe.

Uma nova tradução foi feita por seu filho João Polessa Dantas. Meu filho me ensinou que tradução envelhece. A primeira que li era de 64, quando a peça veio para o Brasil, e a outra era da década de 70, época de censura em que cenas foram cortadas e palavrões eram banidos, então resolvemos traduzir o texto de novo, pois a coloquialidade é um ponto forte dos diálogos, sem perder a linguagem culta do ambiente acadêmico onde a trama se desenvolve.

Nos textos de Albee nada é o que aparenta. Situações que começam aparentemente reais rapidamente entram na esfera da fantasia. Pela maestria com a qual o Albee constrói seus personagens, o texto, escrito há pouco mais de 50 anos, retrata o contexto dos Estados Unidos na época mostrando o fracasso do sonho americano e a tensão existente no país durante na Guerra Fria. Imortalizado no cinema por Elizabeth Taylor e Richard Burton em filme vencedor do Oscar em cinco categorias, o espetáculo mostra até onde podem ir as pessoas para manter seus relacionamentos, tornando o tema ainda atual e de interesse do público.
 
SERVIÇO
Quem tem medo de Virgínia Woolf?
Dias 3 e 4 de abril – 21h
Teatro Guairão