Divulgação – Conteúdo do novo Honda HR-V é generoso

A Honda acaba de apresentar oficialmente o novo HR-V no mercado brasileiro. A segunda geração brasileira do será vendida em quatro versões de acabamento: EX, EXL, Advance e Touring.
As duas primeiras estreiam em agosto acompanhadas do sobrenome Honda Sensing, em referência ao pacote de assistências de condução que será oferecido de fábrica desde a versão de entrada. Em outubro estreiam as configurações Advance e Touring.
Com elas virá o inédito motor 1.5 DI VTEC Turbo Flex, cujas especificações ainda não foram reveladas pela Honda. Os preços também ainda não foram informados pela fabricante, algo que acontecerá futuramente.
O HR-V é bem equipado desde a versão de entrada. A lista de equipamentos inclui itens vendidos como opcionais (ou sequer disponíveis) em alguns concorrentes O design evoluiu consideravelmente entre as gerações do utilitário esportivo compacto.
Saem as formas mais parrudas e cheias de vincos e entra um estilo mais esportivo – e que remete aos SUVs cupês. Na frente, o HR-V vem com dois tipos de grades: as versões EX e EXL contam com uma peça de filetes horizontais, enquanto as configurações Advance e Touring trazem uma padronagem do tipo colmeia.
A maior diferença está na silhueta mais esguia, marcada pelas terceiras colunas mais inclinadas. Mesmo assim, sobra espaço para algumas referências ao antigo modelo, como nas maçanetas ‘camufladas’ nas colunas traseiras. A traseira tem desenho mais “limpo” e elegante, com destaque para as lanternas horizontais unidas por uma barra de LEDs funcionais. Apesar da mudança radical, o novo HR-V tem o mesmo porte de seu antecessor.
São 4,33 metros de comprimento (ou 4,38 m nas versões Advance e Touring), 1,59 metro de altura (2 cm a menos), 1,79 metro de largura e os mesmos 2,61 metros de distância entre eixos.
Como aconteceu com o City, a cabine ganhou um ar mais refinado e diminuiu a distância que existia para os modelos do degrau de cima – leia-se Civic. Destaque para soluções interessantes, como o botão que controla o fluxo de ar na cabine.
Por enquanto, a Honda divulgou as informações apenas do motor 1.5 i-VTEC flex aspirado e com injeção direta, que estreou no novo City. São 126 cv de potência e torque máximo de 15,8 kgfm com etanol e 15,5 kgfm quando movido a gasolina.
O câmbio é do tipo CVT simulando sete marchas. Segundo a Honda, as medições do Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro apontam médias de consumo  do novo HR-V de 8,8 km/l no perímetro urbano e 9,8 km/l, em circuito rodoviário com etanol. E 12,7 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada quando abastecido com gasolina.