O prefeito Beto Richa inaugurou ontem a Unidade de Saúde Vila Sandra, no bairro CIC. É o 33º equipamento de saúde inaugurado pelo prefeito desde 2005. “É uma felicidade e uma realização pessoal muito grande poder estar cumprindo um compromisso assumido, honrando a opção das pessoas a quem nenhum governante tem o direito de decepcionar”, disse Richa.

Entre os equipamentos já inaugurados na cidade estão 20 unidades de saúde novas e reformadas e 13 Espaços Saúde, que são anexos às unidades de atendimento, para uso comunitário. Três equipamentos ficam na CIC: um Centro Municipal de Urgências Médicas e dois Espaços Saúde.
O vice-prefeito e secretário municipal da Saúde, Luciano Ducci, aproveitou para anunciar que neste mês também será inaugurada na região a Unidade de Saúde Vitória Régia. Ducci ainda lembrou que na gestão Beto Richa a região ganhou a Administração Regional CIC.

A US Vila Sandra fica na Rua Araranguá, próximo ao Centro Municipal de Educação Infantil Ilha Bela. Tem 510 metros quadrados e funcionará de acordo com a Estratégia de Saúde da Família — que combina atendimento ambulatorial com visitas domiciliares.
“A nossa comunidade já nem acreditava mais que uma reivindicação de tantos anos pudesse ser atendida. Mas 21 anos depois de pedirmos a construção, temos uma unidade no quintal das nossas casas”, disse o presidente da Associação Comunitária Conjunto Ilha Bela, José Cirino da Silva.

José Cirino foi escolhido como primeiro presidente do Conselho de Saúde da nova unidade. “Espero continuar sendo tão bem atendido aqui quanto fui na Unidade Augusta”, disse o aposentado José Manoel da Mota.
Para dar conta das necessidades dos 9,7 mil moradores da área de abrangência da unidade, a Secretaria Municipal da Saúde designou três equipes formadas por médicos, dentistas, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e de consultório odontológico, técnicos em higiene dental e agentes comunitários. O atendimento será das 7 às 19 horas.

A população beneficiada com a obra, que foi construída em parceria com o governo estadual e custou R$ 800 mil, será formada por moradores das vilas Sandra I e II, Ilha Bela, Tramontina I e II e Zimbros. Até a abertura da nova unidade, eles buscavam atendimento na Unidade de Saúde Moradias Augusta, também na CIC.

“O mapeamento prévio mostra que vamos começar atendendo 46 gestantes no programa Mãe Curitibana, 768 crianças e 731 hipertensos, entre outros usuários”, informou a chefe da unidade, enfermeira Rosane Mônica Russi da Costa. Segundo ela, a expectativa inicial é de que a unidade faça cerca de 8,5 mil procedimentos por mês.