O menino Verdejante Joshi , de apenas quatro anos, surpreende por conseguir andar e correr. Seu pé direito é enorme, pesa 5,4 quilos – o equivalente a um saco de batatas ou a uma bola de boliche. Para dar o melhor futuro possíel ao filho, os pais do rapaz, que mora em Gujarat, no oeste da Índia, procuram por um médico que possa curá-lo. Centenas de profissionais já foram consultados, mas até agora ninguém sabe como tratar o garoto.

Segundo o jornal Daily Mail, o garoto não sente dor na perna direita e consegue andar e correr (embora não o faça como as crianças ditas normais). Por sua condição diferente, o rapaz é zombado por outras crianças e fica de fora das brincadeiras. Eles não me chamam para jogar futebol, mesmo que eu lhes diga que posso fazê-lo. O jovem também sonhava em ir à escola, mas foi proibido. Eu quero ir para a escola, mas os professores disseram ao meu pai que eu não posso.”

Por causa da situação, a criança está praticamente confinado em sua casa de dois cômodos onde brinca com a mãe, Jayshree Joshi, de 26 anos, e sua irmã, Vrisha, de 1 ano. Enquanto isso, seu pai está em busca de um médico, em qualquer parte do mundo, que possa resolver a condição. Mais de 100 profissionais foram consultados nos últimos anos. Alguns chegaram a sugerir que o pé fosse amputado, mas outros afirmam que existe risco de morte na intervenção cirúrgica.

“Eu tentei todos os campos da ciência médica, a partir de homeopata, alopata, ortopedistas, especialistas ósseas e especialistas da pele, mas sem sucesso. Eles estão todos perplexos. Se eu soubesse que ele iria nascer com uma perna deformada eu teria abortado o bebê. É um castigo para qualquer pai assistir, impotente, seu filho sofrer. Mas, se eu cortar o pé, meu filho seria permanentemente deficiente e dependente dos outros para sempre, incapaz de andar. Pelo menos ele se locomove no momento, comenta o pai do garoto, Dilip Kumar Joshi, de 30 anos.