Após a frustração em Atenas/2004, a seleção brasileira feminina de vôlei finalmente apagou a ‘mancha’ deixada há quatro anos e conquistou neste sábado os Jogos Olímpicos de Pequim. Em uma partida difícil e emocionante, a equipe bateu os Estados Unidos na grande final por 3 sets a 1, com parciais de 25/15, 18/25, 25/13 e 25/21 e ficou com a medalha de ouro.
Esta é a primeira vez na história que o vôlei feminino do Brasil sobre no lugar mais alto do pódio em Olimpíadas. As outras duas medalhas conquistadas foram de bronze, em Atlanta/1996 e Sydney/2000. A campanha da equipe brasileira na Olimpíada pode ser considerada perfeita. O time terminou a competição com 100% de aproveitamento com oito vitórias – foram 24 sets vencidos e apenas um perdido, justamente para os EUA na decisão.
O técnico da seleção, José Roberto Guimarães, tem ainda mais motivos para comemorar. Ele entra no grupo seleto de brasileiros bicampeões olímpicos, pois conquistou no comando da seleção masculina o título em Barcelona/1992 (ao lado dele estão Maurício e Giovanne, do vôlei masculino, os velejadores Robert Scheidt, Torben Grael e Marcelo Ferreira, e o triplista Adhemar Ferreira da Silva).
Na campanha brasileira, podem ser destacadas jogadoras como Mari, Paula Pequeno e a veterana Fofão. No entanto, a principal atleta nos momentos decisivos foi Sheilla, que já havia jogado bem na semifinal contra a China e neste sábado foi o melhor desafogo do Brasil nos momentos complicados.