A nadadora Ana Marcela Cunha, de apenas 16 anos, igualou ontem o melhor resultado da natação feminina do Brasil em Jogos Olímpicos. Com o quinto lugar na maratona aquática, ela repetiu a colocação obtida por Joana Maranhão nos 400m medley de Atenas-2004 e por Piedade Coutinho nos 400m livre de Berlim-1936.

“Estou muito feliz. Tenho apenas 16 anos e já consegui um quinto lugar na minha primeira participação olímpica e na estréia da modalidade em Jogos Olímpicos”, afirmou a baiana, que terminou a prova com o tempo de 1h59m36s. A outra brasileira na disputa, Poliana Okimoto, chegou na sétima posição, um segundo atrás da compatriota.

A russa Larisa Ilchenko (1h59m27s), que levou a medalha de ouro, reclamou bastante de Ana Marcela Cunha, e Poliana Okimoto. Durante a disputa com as brasileiras, Ilchenko chegou a receber um cartão amarelo, por ter segurado uma das brasileiras. A campeã, porém, disse que a culpa foi das sul-americanas. “Nem percebi que recebi um cartão amarelo. Mas quando tentei escapar, as duas brasileiras foram muito agressivas, de uma maneira anti-desportiva. Isso é natação, não boxe”.