Maratona
A maratona aquática fará sua estréia olímpíca em Pequim 2008. Junto com a modadalide, três nadadores brasileiros disputam a prova como candidatos à medalha: Poliana Okimoto, Ana Marcela Cunha e Allan do Carmo. Ana Marcela Cunha é a segunda colocada no ranking mundial e medalha de ouro na Copa do Mundo de Águas Abertas. Okimoto ficou com a primeira colocação na etapa de Dubai, também este ano, além da prata no Pan Rio 2007. Já Allan do Carmo foi ouro no Campeonato Sul-Americano de 2008 e medalha de bronze no Pan do Rio.  A maratona de 10km feminina será amanhã às 9h. A masculina é na quinta-feira.

Sincronizado
O dueto brasileiro Lara Teixeira/Nayara Figueira completou ontem a rotina técnica. Estreantes na competição, as brasileiras tiveram o somatório 44.334 em suas notas, o que lhes valeu a 12ª colocação. Elas voltam à piscina hoje para a rotina livre, que terá as apresentações começando às 4h (de Brasília) e define a classificação para a final. Lara e Nayara mostrarão a rotina embalada pelo frevo que valeu ao dueto brasileiro, formado por Lara Teixeira e Caroline Hildebrandt, a medalha de bronze no Pan Rio 2007. São 12 equipes que avançam às finais.

Altura
Hoje às 8h10 (de Brasília) Jessé Farias de Lima disputa a final do salto em altura. O atleta se classificou em primeiro no seu grupo com 2m29 ao lado do tcheco Tomas Janku.

Saltos
Na estréia brasileira nos saltos ornamentais em Pequim 2008, ontem,, César Castro ficou fora do grupo de 18 primeiros colocados que avançaram às semifinais do trampolim de 3m. César terminou na 24ª posição com 400.60 pontos e não tem mais chance de medalha.  Na modalidade, o Brasil ainda tem saltadores na plataforma de 10m, no masculino e femino. Juliana Veloso compete na quarta, às 8h de Brasília, e Cassius Duran e Hugo Parisi na sexta-feira.

Handebol
A Seleção Brasileira de Handebol Masculino fez um jogo muito equilibrado contra a Espanha, ontem, na última rodada da fase classificatória, mas acabou superada por 36 a 35 e não passou para as quartas-de-final da competição. O armador Zeba foi o maior goleador da partida com 12 gols.   

Triatlo
Com o calcanhar esquerdo bastante machucado, a brasileira Marina Ohata chegou na 39ª posição na prova de triatlo realizada ontem. Em sua terceira participação olímpica, a triatleta competiu mesmo tendo se ferido ontem.  “Para me poupar, saí do restaurante pedalando numa das bicicletas que temos à disposição e acabei enroscando o pé na roda”, contou.
 Isso aconteceu depois do jantar, às 21h30. Ia fazer o quê? Tinha que competir assim mesmo e acabei sentindo dores na corrida e na prova de ciclismo”, lamentou. A australiana Emma Snowsill, venceu com o tempo de 1h58m27, seguida pela poruguesa Vanessa Fernandes, 1h59m33 e, completando o pódio, a também australiana Emma Moffatt (1h59m55).
Apesar do incidente e do resultado, a brasiliense encontrou motivos para sorrir no final da prova. “Não foi meu dia, meu objetivo era chegar entre as dez primeiras, mas valeu por cada etapa que passei até chegar aqui. Agora quero curtir a China e comer escorpião no espeto”, prometeu. Se depender dela, daqui a quatro anos tem mais. “Dando tudo certo daqui pra frente, tem mais Mariana Ohata em Londre 2012”.

TENIS DE MESA
Em sua primeira partida em Pequim 2008, a mesa-tenista brasileira Mariany Nonaka foi derrotada por Ruta Paskauskiene, da Lituânia, por 4 sets a 0 (parciais de 11-3, 11-6, 15-13 e 11-3) nesta segunda-feira, dia 18, no Ginásio da Universidade de Pequim. Com o resultado, Mariany, de 20 anos, encerrou a sua segunda participação olímpica.