A partir deste ano, começa uma fase de monitoramento de grupos de alimentos que foram alvo de acordos entre o Ministério da Saúde e associações de indústrias de alimentos para a redução da quantidade de sódio. No entanto, pesquisa do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) aponta que praticamente nada irá mudar na qualidade da alimentação do consumidor. Isso, porque, mais de 80% dos produtos avaliados já possui quantidade média de sódio inferior à meta de redução estabelecida.
Vale ressaltar que, em sua maioria, os alimentos industrializados possuem mais de 50% do valor recomendado de ingestão diária de sódio. Mesmo assim, nos termos de compromisso, não há previsão de atingir os valores médios encontrados na pesquisa de referência da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Por exemplo, o Informe Técnico nº 42/2010 da Anvisa descreve a média de 426mg/100g de sódio, para os 29 produtos analisados, na categoria batata frita. O compromisso para redução de sódio nessa categoria de produto foi de 650mg/100g até o final de 2012. Ou seja, 224mg/100g de sódio acima do que já é praticado pelas empresas.
Para o Idec os acordos são superficiais. A medida é importante, mas, isoladamente e com metas timidamente definidas, o impacto na saúde é muito pequeno, declara Silvia Vignola, sanitarista consultora do Instituto e responsável pelo levantamento. Ela ressalta que, para ir além de acordos voluntários junto às empresas, o Ministério da Saúde deve articular outras frentes.
O consumo excessivo de sal é associado a várias doenças relacionadas à elevação da pressão sanguínea, que é a principal causa de acidentes vasculares e uma das principais causas de infartos do miocárdio e insuficiência cardíaca. Essas doenças são as causas de morte mais comuns em todo o mundo.
Atualmente a Organização Mundial da Saúde recomenda um consumo máximo de 2.000mg (2g) de sódio por pessoa ao dia, o que equivale a 5g de sal, lembrando que 40% do sal é composto de sódio. Os valores diários de referência para o sódio adotados no Brasil estão ainda um pouco acima disso: 2.400mg/dia.
Alimentos