O Brasil conquistou suas primeiras medalhas nos Jogos de Pequim. São dois bronzes, e um deles histórico: pela primeira vez, uma mulher subirá ao pódio em competição individual.

A judoca Ketleyn Quadros, peso leve (- 57kg), derrotou a australiana Maria Pekli na decisão do bronze. Após um empate nos cinco minutos do tempo normal de luta (um koka para cada por falta de combatividade da adversária), Ketleyn venceu no golden score ao aplicar um golpe que lhe valeu um ippon contra a australiana no Ginásio da Universidade de Ciência e Tecnologia de Pequim.

Nascida em Brasília e morando em Belo Horizonte, onde cursa Educação Física, Ketleyn tem apenas 20 anos e seus melhores resultados até os Jogos de Pequim tinham sido em competições júnior.

Ainda no judô, o peso leve brasileiro (- 73kg) Leandro Guilheiro conseguiu um ippon sobre o iraniano Ali Malomat e conquistou a segunda medalha olímpica de bronze para o judô em Pequim e a segunda de sua carreira. Ele havia obtido o mesmo resultado em Atenas-2004.

Além dele, apenas Aurélio Miguel, com um ouro nos Jogos de Seul, na Coréia do Sul, em 1988, e um bronze em Atlanta, Estados Unidos, em 1996, tem duas medalhas olímpicas de judô no Brasil.