O técnico Dunga e o seu auxiliar-técnico Jorginho foram questionados ontem sobre como pretendem aproveitar Ronaldinho Gaúcho nas próximas partidas da equipe nacional.

“A princípio vamos colocá-lo na função em que ele joga no Barcelona, em que ele já está acostumado”, falou o treinador, para revelar em seguida: “Mas se me perguntar como eu gostaria que ele atuasse, seria como no Grêmio. Pela qualidade que o Ronaldinho tem, seria onde ele tocaria mais na bola, não ficando apenas em uma parte do campo”.

Ainda sobre a posição ideal para o meio-campista, Dunga comentou sobre as críticas feitas ao técnico anterior da seleção brasileira quanto ao aproveitamento do meio-campista: “Muito se criticou o Parreira por não ter colocado ele na posição em que joga no Barcelona. Agora tentarei fazer isso”, declarou.

Os questionamentos sobre o porquê de o jogador eleito pela Fifa por duas vezes o melhor do mundo não repetir na seleção o desempenho que lhe rendeu destaque internacional acompanham o jogador e os treinadores da seleção desde que o atleta se transferiu para o Barcelona.

O auxiliar-técnico Jorginho demonstrou o mesmo desejo de Dunga, de ver o atleta jogando na mesma posição em que se revelou para o futebol, no Grêmio, mas mostrou-se ciente da dificuldade de pôr isso em prática. “Não dá para mudar em um dia de treinamento apenas. Em dez dias, quem sabe. Talvez na Copa América dê”, argumentou Jorginho.