
Exatamente quando vai enfrentar um rival na zona de rebaixamento (o Fortaleza), e exatamente quando precisa de uma vitória para não ingressar na zona de degola, o Coritiba estará sem seu principal atacante, Igor Paixão. Num primeiro momento, o técnico Gustavo Morínigo tem quatro opções para escalar na posição.
Igor Paixão levou o terceiro cartão amarelo diante do Internacional, na ultima sexta-feira (24), e cumpre suspensão diante do Fortaleza, neste domingo (3). As opções são Fabrício Daniel, José Hugo, Pablo Garcia e Neílton. Os quatro pode atuar como extremo pelo lado esquerdo.
A missão, porém, é ingrata. No Brasileirão, dentre os jogadores que tiveram sequências como titulares, Igor Paixão é o 3º melhor do Coritiba, segundo dados do Sofacore, especializado em estatísticas de competições. O atacante é um dos artilheiros do time no Brasileirão, com 4 gols, junto com Leo Gamalho. Além disso, deu dois passes diretos para gol e soma 1,5 passes decisivos (quando coloca o companheiro em condições de marcar, mesmo que o gol não saia) por partida. E tem uma média de 2,8 chute a gol por jogo, sendo 0,9 na direção do gol.
Seus possíveis substitutos não passam perto desses números. Nenhum deles ainda fez gol neste Brasileirão. Fabrício Daniel foi, dos quatro, o único que deu assistências (2). Ele ainda tem 0,5 passe decisivo por partida. Dos quatro, é o que mais finaliza (1,2 por jogo, sendo 0,5 certas). Um fator que pesa contra ele é que costuma jogar pelo lado direto, enquanto Igor Paixão ocupa o lado esquerdo.
José Hugo tem números mais modestos, com 0,5 finalização por jogo e 0,3 na direção certa. Em quatro jogos disputados no Brasileirão, foi titular em apenas um. Neilton, por sua vez, tem números praticamente iguais. Também foi titular em apenas um jogo, de quatro disputados. Diferencia-se apenas nos passes decisivos: dá 1,0 por jogo, contra 0,3 de José Hugo.
O quarto cotado é o que tem menos rodagem: o uruguaio Pablo Garcia jogou apenas 14 minutos no Brasileirão. Sua vantagem é ocupar o mesmo setor de Igor Paixão, o lado esquerdo do campo.
Morínigo ainda tem mais dois dias de treinos para definir a equipe. Além de Igor Paixão, outro jogador suspenso é o lateral Guilherme Biro. Nesse caso, Egídio e Diego Porfírio disputam a vaga.